Exposição revela a triste imagem da guerra vista por crianças ucranianas
Projeto 'Mom I See War' reuniu mais de 13 000 desenhos produzidos após a invasão russa, agora exibidos em diversas cidades da Polônia

Enfrentar uma guerra não é tarefa fácil nem para os adultos, que dirá para os pequenos. Pensando nisso, uma exposição denominada Mom, I Don’t Want War (Mãe, Eu Não Quero Guerra) está em curso na Polônia, onde dezesseis cidades exibem desenhos de crianças ucranianas feitos após a invasão russa, ao lado de imagens pintadas por crianças polonesas durante a II Guerra.
A mostra é uma iniciativa conjunta entre o Arquivo Nacional da Polônia e o projeto ucraniano Mom, I See War, que reuniu mais de 13 000 desenhos produzidos por crianças desde a invasão russa, em fevereiro. Do lado polonês, são 7 000 desenhos datados de 1946, como uma iniciativa pós-guerra para que os pequenos processassem o trauma da ocupação nazista. Mesmo separados por mais mais de setenta anos, os traços dos jovens exibem traumas semelhantes, mostrando o impacto da guerra nos pequenos. “Eles desenham tanques, aviões, incêndios e explosões, os mortos e feridos, casas em ruínas e túmulos. Mas também há imagens de esperança e sonhos para o futuro”, analisou Paweł Pietrzyk, diretor do Arquivo Nacional da Polônia, em entrevista ao site The Art Newspaper.
Confira a seguir algumas imagens:







