Escultura mitológica de Rodin é leiloada por R$ 13 milhões
Obra alcançou valor três vezes maior que o máximo previsto pela casa de leilões Artcurial
Uma escultura em mármore branco do francês Auguste Rodin, que representa a mitológica Andrômeda adormecida, nua, sobre uma pedra, foi vendida nesta terça-feira por 3,6 milhões de euros — cerca de 4,1 milhões de dólares ou 13 milhões de reais — em um leilão realizado pela casa Artcurial, em Paris. Na mitologia grega, Andrômeda era uma princesa que, oferecida em sacrifício a um monstro marinho, foi salva e desposada por Perseu, semideus que teria fundadoa cidade-Estado de Micenas.
Esculpida entre 1886 e 1887, a obra foi avaliada entre 800.000 e 1,2 milhão de euros, valor três vezes menor que o final. Existem outros quatro exemplares da escultura, três dos quais fazem parte das coleções dos museus Rodin de Paris e da Filadélfia, e do Museu de Belas Artes de Buenos Aires. O quarto foi adquirido por 3 milhões de dólares em um leilão em Nova York em 2006.
O exemplar vendido pela Artcurial foi um presente do escultor francês em 1888 ao diplomata da embaixada do Chile em Paris Carlos Morla Vicuña, explicou o diretor do departamento “Impressionistas e Modernos” da casa de leilões, Bruno Jaubert. “A escultura permaneceu na família de diplomatas por 130 anos, apesar dos diferentes postos no exterior ocupados por seus membros.”
A obra se caracteriza pelo contraste entre a pedra, que Rodin deixou mais ou menos em estado bruto, e o esmero com que tratou o corpo de Andrômeda. Como todos os grandes escultores de seu tempo, Rodin não talhava o mármore. Esse tipo de trabalho era feito por artesãos especializados e por alguns de seus alunos, como Constantin Brancusi e Boudelle. Rodin moldava a argila para fazer modelos reduzidos que serviam de base para as esculturas de mármore e de bronze.
Essa venda coincide com o ano do centenário da morte de Rodin (1840-1917), marcado por uma retrospectiva no Grand Palais de Paris, onde foram reunidas cerca de 200 esculturas suas e de artistas contemporâneos que reconhecem sua influência em suas respectivas obras.
(Com agência France-Presse)
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







