Escultura mitológica de Rodin é leiloada por R$ 13 milhões
Obra alcançou valor três vezes maior que o máximo previsto pela casa de leilões Artcurial
Uma escultura em mármore branco do francês Auguste Rodin, que representa a mitológica Andrômeda adormecida, nua, sobre uma pedra, foi vendida nesta terça-feira por 3,6 milhões de euros — cerca de 4,1 milhões de dólares ou 13 milhões de reais — em um leilão realizado pela casa Artcurial, em Paris. Na mitologia grega, Andrômeda era uma princesa que, oferecida em sacrifício a um monstro marinho, foi salva e desposada por Perseu, semideus que teria fundadoa cidade-Estado de Micenas.
Esculpida entre 1886 e 1887, a obra foi avaliada entre 800.000 e 1,2 milhão de euros, valor três vezes menor que o final. Existem outros quatro exemplares da escultura, três dos quais fazem parte das coleções dos museus Rodin de Paris e da Filadélfia, e do Museu de Belas Artes de Buenos Aires. O quarto foi adquirido por 3 milhões de dólares em um leilão em Nova York em 2006.
O exemplar vendido pela Artcurial foi um presente do escultor francês em 1888 ao diplomata da embaixada do Chile em Paris Carlos Morla Vicuña, explicou o diretor do departamento “Impressionistas e Modernos” da casa de leilões, Bruno Jaubert. “A escultura permaneceu na família de diplomatas por 130 anos, apesar dos diferentes postos no exterior ocupados por seus membros.”
A obra se caracteriza pelo contraste entre a pedra, que Rodin deixou mais ou menos em estado bruto, e o esmero com que tratou o corpo de Andrômeda. Como todos os grandes escultores de seu tempo, Rodin não talhava o mármore. Esse tipo de trabalho era feito por artesãos especializados e por alguns de seus alunos, como Constantin Brancusi e Boudelle. Rodin moldava a argila para fazer modelos reduzidos que serviam de base para as esculturas de mármore e de bronze.
Essa venda coincide com o ano do centenário da morte de Rodin (1840-1917), marcado por uma retrospectiva no Grand Palais de Paris, onde foram reunidas cerca de 200 esculturas suas e de artistas contemporâneos que reconhecem sua influência em suas respectivas obras.
(Com agência France-Presse)