Diretor de ‘+Velozes +Furiosos’, John Singleton entra em coma após derrame
Indicado ao Oscar de melhor direção por 'Os Donos da Rua', cineasta deu entrada em hospital depois de viajar à Costa Rica
O diretor americano John Singleton está em coma após ter sofrido um derrame cerebral, segundo informação divulgada pelo portal TMZ e depois confirmada pela família do cineasta Entre os trabalhos mais conhecidos de Singleton estão os filmes “Os Donos da Rua” (1991) e “+Velozes + Furiosos” (2003), o segundo longa da franquia Velozes e Furiosos.
Singleton, de 51 anos, foi internado em Los Angeles, nos Estados Unidos, sentindo-se mal, após ter voltado de uma viagem à Costa Rica. Ele chegou ao hospital sozinho, mas na quarta, já internado, sofreu o derrame.
“Pedimos privacidade para ele e para a nossa família neste momento. Agradecemos por todas as orações que estão chegando de fãs, amigos e colegas”, disse a família em comunicado no sábado.
Referência no cinema desde os anos 90, Singleton estourou em Hollywood com “Os Donos da Rua“, aclamado drama sobre a crua e violenta vida de jovens negros em Los Angeles. Com Cuba Gooding Jr., Laurence Fishburne, Ice Cube e Morris Chestnut como protagonistas, o filme rendeu ao cineasta duas indicações ao Oscar: melhor roteiro original e melhor direção.
Aos 24 anos, Singleton tinha se tornado o diretor mais jovem a ser indicado ao Oscar de melhor direção, recorde que mantém até hoje. Além disso, foi o primeiro cineasta afro-americano a disputar este prêmio.
Outros títulos de sucesso dirigidos por ele incluem “Sem Medo no Coração” (1993), com Janet Jackson e Tupac Shakur no elenco; o remake de “Shaft” (2000), com Samuel L. Jackson como protagonista; e “Quatro Irmãos” (2005).
Diretor do clipe “Remember the Time“, de Michael Jackson, Singleton tem como trabalho mais recente a série “Snowfall“, que narra a epidemia de crack que Los Angeles viveu nos anos 80.
(Com EFE)