PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Datas: Arnaldo Jabor e Ivan Reitman

A despedida de dois cineastas

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 12h38 - Publicado em 18 fev 2022, 06h00

O carioca Arnaldo Jabor seguiu trilha semelhante a de seus pares da nouvelle vague francesa como François Truffaut e Jean-Luc Godard, que começaram a vida como jornalistas, na posição de críticos, e depois migraram para o cinema — a diferença é que o brasileiro, atropelado pelo vergonhoso descaso do governo de Fernando Collor com a cultura, no início dos anos 1990, teve de abandonar as câmeras para voltar a escrever. Jabor, mais conhecido como ácido comentarista da Rede Globo e do jornal O Globo, uma das vozes mais inteligentes e ferinas contra os desmandos do PT na Presidência da República, merece ser lembrado por seus filmes, indeléveis.

Toda Nudez Será Castigada, obra-prima de 1973, é a mais competente adaptação de Nelson Rodrigues para as telas, retrato amargo do moralismo bocó de parte da classe média. Poucos cineastas sabiam lidar simultaneamente e tão bem com o ritmo, a montagem e a edição musical de seus trabalhos — além de ter domínio total dos atores, como maestro. Não por acaso, Fernanda Torres recebeu o prêmio de melhor atriz em Cannes por seu papel em Eu Sei que Vou Te Amar, de 1986. Eu Te Amo, de 1981, era uma ode à sensualidade à flor da pele, com Sonia Braga. Ao alinhavar as duas pontas de sua carreira, ele disse: “As coisas que eu escrevo têm algo do cinema. Porque eu sou meio ator de televisão também. Tem uma coisa de cinema no sentido de que é a tentativa de captar o que é que está por trás da notícia óbvia”. Jabor morreu em 15 de fevereiro, em São Paulo, aos 81 anos, em decorrência de um AVC.

O riso nas telas

HUMOR - Reitman: a graça inovadora de Os Caça-Fantasmas, clássico de 1984 -
HUMOR - Reitman: a graça inovadora de Os Caça-Fantasmas, clássico de 1984 – (Paul Harris/Getty Images)

Quem não se divertiu à beça e vibrou como criança com os filmes do diretor americano Ivan Reitman devia estar no mundo da lua — ou então sofria de mau humor incurável. Os Caça-­Fantasmas, de 1984, praticamente inventou um gênero de comédia — a um só tempo discreta e abilolada, de gargalhar. São dele outros pequenos clássicos do cinema, como Irmãos Gêmeos (1988) e Um Tira no Jardim da Infância (1990), nos quais pôs o improvável e fortão Arnold Schwarzenegger em postura delicada e sensível. Reitman morreu em 12 de fevereiro, em Montecito, na Califórnia, aos 75 anos, de causas não reveladas.

Publicado em VEJA de 23 de fevereiro de 2022, edição nº 2777

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.