Tempestade no deserto isola público do festival Burning Man, nos EUA
Orientação da organização é que os participantes estoquem água e comida até que haja desbloqueio das vias; festival é destino de celebridades e magnatas

Milhares de pessoas que participam do festival Burning Man, em uma região de deserto no estado de Nevada, nos Estados Unidos, estão presas no evento após uma tempestade deixar o deserto cheio de lama durante o sábado, dia 2, causando a suspensão do evento. A orientação da organização é que as pessoas estoquem água, comida e combustíveis até que consigam sair em segurança da área.
O festival é conhecido por atrair multidões anualmente, entre eles celebridades, empreendedores do Vale do Silício e magnatas. Anualmente, a organização ergue uma cidade temporária em uma área do deserto em Black Rock. “La playa”, como é conhecida, recebe mais de 60 mil pessoas todos os anos e fica a três horas de carro do aeroporto mais próximo, que fica a mais de 160 quilômetros de distância, em Reno. No último comunicado divulgado pela organização, às 19h do horário local (23h do horário de Brasília), há a recomendação de não andar a noite. A organização afirmou que irá disponibilizar ônibus até o aeroporto, porém, o serviço só seria iniciado 24h depois do comunicado, ou seja, na noite deste domingo, 3.
O festival, que existe desde a década de 1980, se autodenomina um “movimento comunitário e cultural global” que tem como premissa princípios contraculturais, como a autoexpressão radical. Na penúltima noite, há a queima de uma estátua de madeira no formato de um homem, atração que dá nome ao evento. Porém, neste ano, a atração, como todas as outras foi suspensa.
“As chuvas nas últimas 24 horas criaram uma situação que exige a interrupção total do movimento de veículos “, disse a agência de governo que gerencia a região onde o evento ocorre. Mais chuva é esperada nos próximos dias, e as condições não devem melhorar para permitir o trânsito de veículos. O festival, que começou no dia 27 de agosto, tinha programação até segunda-feira, 4 de setembro.