Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Carla Madeira, do best-seller ‘Tudo É Rio’, lança novo e instigante livro

A mineira observa a dinâmica de clãs que, em tensão crescente, acabam em atos extremos

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 13h20 - Publicado em 14 nov 2021, 08h00

Lá pelo início dos anos 80, Carla Madeira estudava matemática na Universidade Federal de Minas Gerais e pegava carona com o pai, professor do mesmo curso na instituição. Certo dia se assustou quando, ao entrar no carro, viu o pai emocionado com uma história que acabara de ouvir. Tratava-se de uma mulher que, irritadíssima com o filho no ônibus, desceu do veículo, deixou a criança na calçada e subiu novamente, indo embora. A cena perseguiu Carla desde então. “Pensava naquela criança, em como ela confiava na proteção da mãe e foi traída. Mas busco entender o lado da mãe e o que leva alguém ao extremo”, conta a VEJA a autora mineira de 57 anos. Trama semelhante conduz seu terceiro e novo romance, Véspera. Nele, uma mãe com os nervos à flor da pele para o carro e deixa o filho de 5 anos na rua em Belo Horizonte. Rapidamente ela se arrepende, mas, quando retorna para buscá-lo, o menino não está mais lá.

Véspera

VÉSPERA, de Carla Madeira (Editora Record, 280 páginas, 49,90 reais e 34,90 reais o e-book) -
VÉSPERA, de Carla Madeira (Editora Record, 280 páginas, 49,90 reais e 34,90 reais o e-book) – (./.)

A obra chega às livrarias em um momento propício. Recentemente, Carla caiu nas graças de novos leitores, que fizeram dela a segunda escritora brasileira mais vendida do ano, atrás de Itamar Vieira Junior, com o pop Torto Arado. O carro-chefe é seu primeiro romance, Tudo É Rio, lançado de forma independente em 2014 e relançado neste ano pela Editora Record — que também publica Véspera. Somados à segunda obra da autora, A Natureza da Mordida, de 2018, os livros formam uma espécie de trilogia emocional, com histórias de famílias comuns que, atravessadas por dilemas morais e episódios de violência, lidam com o indefensável na intimidade do lar.

Tudo é rio

Continua após a publicidade

Em Véspera, Vedina, a mãe que busca o filho após largá-lo na rua, é, por assim dizer, um efeito colateral da história central, protagonizada pelos irmãos gêmeos Caim e Abel. Embriagado e ressentido, o pai batiza os filhos com os nomes dos trágicos irmãos bíblicos, em um ato de vingança contra a frieza da mulher beata. Se na narrativa religiosa Caim mata Abel por ciúme, aqui a autora inocenta Caim diante da personalidade questionável de Abel — que será, no futuro, marido de Vedina e pai do menino desaparecido.

Dona de uma escrita precisa, poética, mas sem afetações, Carla trocou a matemática por jornalismo quando o gosto pelas palavras falou mais alto. O mergulho na ficção surgiu por acaso, quando imaginou o triângulo amoroso de um homem, sua mulher e uma prostituta em Tudo É Rio. Ela escreveu até chegar à cena em que narra uma agressão revoltante (mais detalhes do que isso é spoiler), que deixou a própria em choque, condenando o livro a catorze anos na gaveta. Questionada sobre como é possível se surpreender com a própria escrita, Carla é prática: “Ao escrever, empresto meu corpo aos personagens. São pessoas imprevisíveis, que agem de forma absurda. Por isso, tento ver todos os lados antes da inevitável explosão”. O exercício de empatia é difícil, mas instigante quando vindo da pena da autora.

Publicado em VEJA de 17 de novembro de 2021, edição nº 2764

Continua após a publicidade

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

Carla Madeira, do best-seller ‘Tudo É Rio’, lança novo e instigante livroCarla Madeira, do best-seller ‘Tudo É Rio’, lança novo e instigante livro
Véspera
Continua após a publicidade
Carla Madeira, do best-seller ‘Tudo É Rio’, lança novo e instigante livroCarla Madeira, do best-seller ‘Tudo É Rio’, lança novo e instigante livro
Tudo é rio
logo-veja-amazon-loja
Continua após a publicidade

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.