Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99

Atriz francesa Danielle Darrieux morre aos 100 anos

Artista participou de mais de uma centena de filmes ao longo da carreira e ainda trabalhou na Broadway nos anos 1930

Por Da redação
19 out 2017, 10h18

A atriz francesa Danielle Darrieux morreu  aos 100 anos em sua casa, no noroeste da França. O seu estado de saúde “havia se deteriorado recentemente, após uma queda”, afirmou o seu companheiro, Jacques Jenvrin.

Arquétipo da beleza de sua geração, loura e delicada, trabalhou em mais de uma centena de filmes desde 1931. Danielle teve um início de carreira precoce e aos 14 anos participou de Semente do Mal (1934), do diretor Billy Wilder. Trabalhou em Hollywood e na Broadway nos anos 1930 e foi aclamada pelo filme romântico A Sensação de Paris, de 1938.

Durante a Segunda Guerra Mundial, deu continuidade a carreira mesmo com ocupação nazista da França, inclusive para o estúdio Continental, dirigido pelos alemãs, o que a levou a ser chamada de colaboracionista. Apesar disso, após a libertação do país natal pelos aliados, Danielle emplacou vários sucessos, especialmente sob a direção do cineasta francês Max Ophuls, em filmes como O Prazer (1952) e Conflitos de Amor (1950).

8
Danielle Darrieux (no centro) com as atrizes Catherine Deneuve, Virginie Ledoyen, Ludivine Sagnier, Isabelle Huppert, Firmine Richard, Emmanuelle Béart e Fanny Ardant no filme ‘8 Mulheres’ (2002) (Reprodução/Divulgação)

Também participou em Cinco Dedos (1952), de Joseph Mankiewicz, e interpretou a rainha da Espanha em Entre o Amor e o Trono, de Jean Cocteau. Ainda integrou o elenco de Duas Garotas Românticas (1967), de Jacques Demy. Mais recentemente apareceu em 8 Mulheres (2002), de François Ozon, e em 2007 emprestou sua voz para a animação Persepolis, indicada ao Oscar.

Darrieux se casou três vezes, com o cineasta Henri Decoin, o milionário Porfirio Rubirosa e o roteirista Georges Mitsinkidès, que faleceu em 1991. Com Georges, adotou um filho, Mathieu, que morreu pouco depois do marido.

(Com agência France-Press)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.