A razão política que fez autora de ‘Comer, Rezar, Amar’ desistir de livro
Após receber críticas de leitores, a escritora Elizabeth Gilbert resolveu adiar o lançamento de seu novo romance

Após ser criticada por leitores ucranianos, Elizabeth Gilbert, autora do best-seller Comer, Rezar, Amar, resolveu adiar indefinidamente a publicação de seu novo romance, The Snow Forest, ambientado na Sibéria russa. Na semana passada, a autora havia anunciado o livro para fevereiro de 2024, mas acabou mudando de ideia: na segunda-feira, 12, publicou um vídeo em seu Instagram contando que o anúncio rendeu “uma enorme e massiva onda de reações e respostas de meus leitores ucranianos expressando raiva, tristeza, desapontamento e dor” pelo fato de ela ter escolhido publicar uma obra que se passa na Rússia no contexto da atual de guerra entre os dois países — o conflito está próximo de completar 500 dias, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.
“Eu ouvi essas mensagens e as respeito, e por isso estou corrigindo o rumo e tirando o livro do cronograma de publicação. Não é o momento para este livro ser publicado”, continuou a autora. “E não quero adicionar nenhum mal a um grupo de pessoas que já experienciou e que continua vivendo danos graves e extremos.”
The Snow Forest seria uma ficção histórica cuja trama acompanha uma família russa de religiosos fundamentalistas que por 44 anos, desde a década de 1930, viveu isolada e sem ser detectada — até ser descoberta, em 1980, por uma equipe de geólogos soviéticos. A partir daí, um estudioso vai até a casa da família para promover uma ponte entre a vida moderna e aquela que eles levavam escondidos na floresta remota.