A fala do vilão de ‘Três Graças’ vista como alfinetada no bolsonarismo
Em cena exibida na novela das 9, personagem de Murilo Benicio fez um desabafo que atiçou as redes sociais
No capítulo exibido pela Globo na noite desta segunda-feira 24, a novela Três Graças revelou uma cena de vilania prosaica — mas que continha lá sua dose de ironia política. Após uma tentativa abilolada (e fracassada) de assassinar a cuidadora Claudia (Lorrana Mousinho), o vilão Ferrete (Murilo Benicio) — mandante do crime — tem uma explosão de fúria com seus capangas Macedo (Rodrigo Garcia) e Edilberto (Júlio Rocha). Este último falhou ao ser encarregado de executar Claudia — que passou a incomodar Ferrete e sua comparsa Arminda (Grazi Massafera) com suas perguntas sobre o esquema de venda de falsos medicamentos que enriqueceu o empresário.
Após dar uma carraspana em Macedo, Ferrete se senta em sua mesa de trabalho, faz um ar de enfado e solta uma frase sugestiva, falando de forma solitária diante da câmera. “Meu Deus do céu, eu sou um cidadão de bem”, desabafa o personagem de Murilo Benicio — que, vejam bem, acabara de mandar assassinar outro ser humano na trama das 9. E complementa: “Eu cumpro com meus deveres, pago meus impostos. O que é que eu fiz para merecer tudo isso?”
Nas redes sociais, esse trecho da cena do folhetim global logo virou meme, e suscitou interpretações ácidas. Houve quem visse na frase uma alfinetada do autor Aguinaldo Silva, famoso pelas farpas politizadas em suas tramas, no ex-presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores. A retórica do “cidadão do bem”, afinal, foi um dos motes amplamente conhecidos durante a ascensão de Bolsonaro, brandida em seus discursos especialmente na disputa que o levou à presidência, em 2018, e ao longo de seu mandato no Planalto. Eis, por exemplo, um comentário típico no X (ex-Twitter) sobre a cena em questão: “Ferrete dizendo que é um cidadão de bem, Aguinaldo Silva não é inocente kkkkkkk”.
E você, leitor, também viu alguma indireta na cena?
“Eu sou um cidadão de bem”
Disse ele após tentar matar mais uma pessoa, e distribuir remédios falsos pra toda população #tresgraças pic.twitter.com/IqwBIbiCii— Tai🧜🏼♀️ (@_cruztai) November 25, 2025
“Meu Deus do céu, eu sou um cidadão de bem, eu cumpro com meus deveres, pago meus impostos, o que que eu fiz para merecer tudo isso?”
O Ferette após encomendar a morte de uma pessoa. Para um bom entendedor… #TrêsGraças pic.twitter.com/hi5GFXio6q
— caroline paes. (@favlombardi) November 25, 2025
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Por que o Exército não quer Bolsonaro preso no quartel
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
O que Bolsonaro disse a Michelle na superintendência da PF







