A Disneylândia de ‘Game of Thrones’
A súbita notoriedade da cidade croata de Dubrovnik é prova inequívoca do apelo pop da série
Conhecida como a Pérola do Adriático, a cidade croata de Dubrovnik permaneceu por muito tempo um tesouro pouco notado. Desde 2012, porém, o extraordinário burgo medieval cercado por muralhas que se impõem sobre rochedos à beira-mar vive uma explosão do turismo: recebeu 240 000 visitantes, que torraram o equivalente a mais de 500 milhões de reais. A súbita notoriedade de Dubrovnik é prova inequívoca do apelo pop de Game of Thrones. O impulso ao turismo vem do fato de suas vielas, ameias, torres e escadas sem fim terem se tornado a locação de Porto Real, a terra mais cobiçada pelas casas nobres em guerra na série.
Assim como a paisagem da Nova Zelândia foi descoberta graças a O Senhor dos Anéis, Dubrovnik converteu-se em uma Disneylândia para os fãs de Game of Thrones. Numa breve caminhada pela Stradun, sua via principal, topa-se com um sem-número de lojas de suvenires do programa. Agências de turismo oferecem concorridos “tours oficiais” de até cinco horas pelas locações. Nas ruas, o esporte de pessoas de nacionalidades variadas é fazer fotos em lugares celebrizados na TV, da escadaria onde Cersei Lannister foi humilhada à imponente Torre Minceta, na qual Daenerys Targaryen foi em busca de seus dragões roubados.
Publicado em VEJA de 17 de abril de 2019, edição nº 2630
Qual a sua opinião sobre o tema desta reportagem? Se deseja ter seu comentário publicado na edição semanal de VEJA, escreva para veja@abril.com.br