Não é magia, é tecnologia: como uma camiseta elimina gás carbônico e uma joia acessa sua própria história?
Malwee e Bulgari chamaram a atenção do universo fashion com inovações tecnológicas e surpreendentes

A moda não para de se reinventar. E não apenas sob a ótica de tendências, mas sim e cada vez mais, trazendo novidades inovadoras e, por que não dizer, revolucionárias (mesmo que, em tempos de tanta rapidez, não durem muito tempo até a próxima transformação). Os dispositivos vestíveis, por exemplo, oferecem tantas funcionalidades práticas que é até difícil de acompanhar. A impressão 3D surpreende dia após dia com as tantas possibilidades de desenvolvimento de acessórios personalizados, como calçados e bijuterias. Assim, o que fazem as marcas para acompanhar tanta informação? Também criam inovações.
As últimas novidades, e bem interessantes, vem da joalheria italiana e de uma marca brasileira. Da nacional, o lançamento da camiseta Ar.voree, da Malwee, feita com a primeira malha do Brasil com tecnologia capaz de capturar gás carbônico (CO₂) do ambiente e eliminá-lo durante o processo de lavagem. Em parceria com a startup de Singapura Xinterra, por meio da tecnologia COzTERRA, a camiseta traz um avanço no desenvolvimento de soluções regenerativas aplicadas à moda, já que após 25 usos e lavagens, a peça é capaz de capturar a mesma quantidade de CO₂ que uma árvore adulta, tornando-se um agente de transformação ambiental.
Funciona assim: o tecido da camiseta captura o CO₂ da atmosfera, que ao entrar em contato com o sabão líquido ou em pó durante a lavagem, é transformado em bicarbonato de sódio, sendo eliminado de forma segura. Esse processo também recarrega os agentes de captura de CO₂ na camiseta, permitindo que ela continue funcionando como um “filtro de carbono”.
“Acreditamos que a inovação é um dos caminhos mais eficazes para uma moda mais consciente e com menor impacto ambiental”, afirma Gregório Reis, diretor de marketing do Grupo Malwee. “Estamos dando início a uma nova era na moda. Ar.voree não é apenas uma camiseta. É um manifesto em forma de roupa. Queremos que o consumidor sinta que está vestindo propósito, inovação e transformação”, completa sobre a camiseta preta, de edição limitada que será vendida exclusivamente pelo e-commerce da marca por R$ 129,00.
Tudo sobre uma joia
Outra inovação que chamou a atenção do universo fashion foi a “joalheria conectada” (connected jewelry) da Bulgari, conceito possibilitado pela microgravação ultrafina, quase invisível a olho nu, que transforma cada peça em um portal para sua própria história. Por meio de um código único e exclusivo, gravado diretamente no metal precioso, o processo que proporciona acesso instantâneo a informações detalhadas sobre a joia, como materiais, raridade e processo artesanal foi apresentado durante o lançamento da nova coleção Polychroma, com cerca de 600 criações, incluindo joias históricas e peças milionárias apresentadas na costa leste da Sicília, na Itália.