Madonna, 67 anos: Cinco tendências de moda que a popstar lançou e continuam em alta até hoje
Da noiva rebelde ao corset como armadura, o legado fashion da Rainha do Pop segue mais vivo do que nunca

Madonna, que neste sábado 16, completa 67 anos, sempre ditou moda. Não apenas por vestir roupas por estética ou que viralizavam nas ruas, e sim porque transformava cada look em narrativa e manifesto. E como uma boa história, ela nunca sai de cena. (Em tempos, Madonna está na Toscana, na Itália, hospedada na Villa II Palagio, propriedade datada do século XVI, onde deve comemorar seu aniversário)
Assim, enumeramos cinco tendências lançadas pela popstar que, até hoje, continuam em alta e provam que a estrela não é só a rainha do pop, mas, dentro desse universo pop, é a rainha da moda.
Espartilho como Armadura
Nos anos 1990, Madonna eternizou o espartilho cônico de Jean-Paul Gaultier na “Blond Ambition Tour”, elevando lingerie à categoria de armadura fashion. Hoje, Versace, Balmain e Moschino recriam a peça, e nomes como Kylie Jenner e Lady Gaga provam que o visual ainda é irresistível.

Noiva Rebelde
No auge de Like a Virgin (1984), Madonna surgiu como uma noiva rebelde: tule branco, luvas de renda, crucifixo e o cinto “Boy Toy”. A estética bridalcore, que mistura romance e rebeldia é outra tendência que perdura em passarelas e editoriais de moda.

Maximalismo 80´s
O maximalismo 80’s, com pulseiras de borracha, neon, tule e meias arrastão, também tem o DNA Madonna. Essa energia DIY voltou com força via Henry Holland, Sibling e Pam Hogg, conquistando a Geração Z.

Em “Papa Don’t Preach” (1986), a cantora adotou o couro + jeans com toque andrógeno, equilíbrio perfeito entre força e feminilidade. Hoje, é pilar da moda sem gênero, revisitado por Versace e Givenchy.

Misticismo e Oriental
Já no fim dos anos 1990, na fase “Ray of Light”, Madonna incorporou elementos místicos e orientais — bindis, henna, quimonos — abrindo espaço para a moda artesanal, agora reinterpretada por grifes como Dior e Balenciaga.
