Emoção em desfile de novos talentos e trabalho manual são destaques no SPFW
Apresentação do programa Cria Costura, com assinatura de Dudu Bertholini, arrancou lágrimas da plateia
A tarde da quinta-feira, 17 no São Paulo Fashion Week foi dedicada aos novos talentos e ao trabalho social com alguns momentos bem emocionantes, por sinal. O maior deles ocorreu no desfile do programa Cria Costura, iniciativa liderada pelo Instituto Nacional de Moda Design e Economia Criativa (INMODE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo (SMDET) e a semana de moda paulistana, que incentiva, forma e qualifica novos talentos da periferia de São Paulo para o mercado de moda e empreendedorismo.
Mais precisamente ao final da apresentação, quando os alunos se levantaram da plateia e se colocaram ao lado dos modelos, posicionados na entrada da passarela, para “desfilar” um a um, ao lado de suas “criações”, sob lágrimas dos espectadores e aplausos de pé.
Um dos mais eufóricos era o estilista Dudu Bertholini, que assinou o styling do desfile, com mentoria criativa de Rita Comparato, que foi sua sócia na marca Neon. “Estou muito emocionado porque esse projeto mostra o poder transformador que a moda pode e deve ter”, disse ele a VEJA.
Com referências diretas aos anos 1980 e cores vivas, do laranja ao dourado, a coleção pontuou a tendência do maximalismo. Destaque para o maximalismo e as estampas desenhadas pelos próprios alunos. “É lindo ver esses jovens talentos, não de idade, mas de trajetória, florescerem e ter oportunidade de exercer seu talento e trabalho”, completou.
Trabalho artesanal em alta
Bertholini também assinou o styling da marca cearense Catarina Mina, que sob a direção criativa de Celina Hissa, apresentou crochê, rendas de bilro e filé e um rico bordado de seda, resultado de seu belíssimo trabalho manual, feito em parceria com artesãs do Nordeste.
Outro novo talento a se apresentar no Pavilhão das Culturas Brasileiras foi Heloísa Faria, que em parceria com o Revelando SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, trouxe uma coleção que valorizou o artesanato, por meio de trabalhos de cerâmica, cestaria, palha de milho e bordados nas peças e em detalhes. “O mais emocionante é ver como o saber é transmitido de geração em geração, e como essa troca pode inspirar novas criações. Esse encontro entre o tradicional e o moderno me toca profundamente”, comentou a estilista.
O motivo da separação de Ivete Sangalo e Daniel Cady
Tropas russas na Venezuela: um complicador para os EUA – e o Brasil
‘Me arrependo de gritar mito’, diz deputado pastor que abandonou bolsonarismo
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’







