Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Emoção em desfile de novos talentos e trabalho manual são destaques no SPFW

Apresentação do programa Cria Costura, com assinatura de Dudu Bertholini, arrancou lágrimas da plateia

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 out 2024, 15h04 - Publicado em 18 out 2024, 14h49

A tarde da quinta-feira, 17 no São Paulo Fashion Week foi dedicada aos novos talentos e ao trabalho social com alguns momentos bem emocionantes, por sinal. O maior deles ocorreu no desfile do programa Cria Costura, iniciativa liderada pelo Instituto Nacional de Moda Design e Economia Criativa (INMODE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo (SMDET) e a semana de moda paulistana, que incentiva, forma e qualifica novos talentos da periferia de São Paulo para o mercado de moda e empreendedorismo.

Mais precisamente ao final da apresentação, quando os alunos se levantaram da plateia e se colocaram ao lado dos modelos, posicionados na entrada da passarela, para “desfilar” um a um, ao lado de suas “criações”, sob lágrimas dos espectadores e aplausos de pé.

Um dos mais eufóricos era o estilista Dudu Bertholini, que assinou o styling do desfile, com mentoria criativa de Rita Comparato, que foi sua sócia na marca Neon. “Estou muito emocionado porque esse projeto mostra o poder transformador que a moda pode e deve ter”, disse ele a VEJA.

Com referências diretas aos anos 1980 e cores vivas, do laranja ao dourado, a coleção pontuou a tendência do maximalismo. Destaque para o maximalismo e as estampas desenhadas pelos próprios alunos. “É lindo ver esses jovens talentos, não de idade, mas de trajetória, florescerem e ter oportunidade de exercer seu talento e trabalho”, completou.

Trabalho artesanal em alta

Continua após a publicidade

Bertholini também assinou o styling da marca cearense Catarina Mina, que sob a direção criativa de Celina Hissa, apresentou crochê, rendas de bilro e filé e um rico bordado de seda, resultado de seu belíssimo trabalho manual, feito em parceria com artesãs do Nordeste.

Outro novo talento a se apresentar no Pavilhão das Culturas Brasileiras foi Heloísa Faria, que em parceria com o Revelando SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, trouxe uma coleção que valorizou o artesanato, por meio de trabalhos de cerâmica, cestaria, palha de milho e bordados nas peças e em detalhes. “O mais emocionante é ver como o saber é transmitido de geração em geração, e como essa troca pode inspirar novas criações. Esse encontro entre o tradicional e o moderno me toca profundamente”, comentou a estilista.

CRIA COSTURA: referências oitentistas
CRIA COSTURA: referências oitentistas (Agencia Fotosite/Divulgação)
Continua após a publicidade

 

CRIA COSTURA: estampas desenhadas pelos alunos
CRIA COSTURA: estampas desenhadas pelos alunos (Agência Fotosite/Divulgação)

 

CATARINA MINA: trabalho manual com crochê é destaque
CATARINA MINA: trabalho manual com crochê é destaque (Agência Fotosite/Divulgação)

 

Heloísa Faria verão 2025
HELOÍSA FARIA: coleção pautada em artesanato (Agência Fotosite/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.