Conta não fecha: especialista contesta número de 1,6 milhão de pessoas para Madonna e Lady Gaga
Segundo pesquisadora da USP, o máximo que o show de Gaga poderia receber é de 1 milhão de pessoas. Para Madonna, drones apontaram 800 mil

Assim como foi com o show da Madonna, em 2024, a Prefeitura do Rio de Janeiro estima um público de 1,6 milhão de pessoas para a apresentação de Lady Gaga, neste sábado 3, em Copacabana. Alguns estudiosos, porém, contestam esse número. Segundo eles, é humanamente impossível reunir esse montante de pessoas, mesmo com a grande extensão da praia (cerca de 4,5 km), se levar em conta a estrutura de palco, a densidade de pessoas, os obstáculos e as barreiras físicas pré-estabelecidas para os shows.
“Se considerarmos todos esses obstáculos e fizermos essa conta com um número aceitável, de 6 pessoas por metro quadrado, o show de Lady Gaga deve reunir no máximo 1 milhão de pessoas”, diz Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora de turismo da USP. Segundo um estudo recente do Datafolha, Copacabana pode, no máximo, reunir 1,2 milhão.
Ainda segundo especialistas, uma estimativa menos inverossímil seria de duas pessoas por metro quadrado, o que faria esse número cair para 800 mil. Ou seja, até 1 milhão seria um número mais realista. “Em eventos em espaços abertos, os chutes extrapolam a capacidade física dos locais onde ocorrem. No caso particular do Rio, ninguém duvidava do que se alardeava para os Réveillons, mesmo quando o número chegava a 50% da população residente na cidade confinada na faixa de areia do Leme a Ipanema”, contesta a pesquisadora.
Conta não fecha
Segundo a pesquisadora, para os shows de Madonna e Lady Gaga é até mais fácil imaginar as extrapolações: o número divulgado de 1,6 milhão seria vinte vezes a capacidade do estádio do Maracanã. Ou seja, quando falam na capacidade de Copacabana de acomodar até 2,7 milhões de pessoas, é o espaço completamente livre, sem obstáculo nenhum.
“A conta não fecha. Se considerarmos que a área do show seja 2.000 km, com 80 metros de faixa de areia e cerca de 50 metros de calçada e rua, para 6 pessoas por metro quadrado, chegaríamos a 1,56 milhões. É essa a conta que fazem, mas sem descontar absolutamente nada”, explica Mariana.
Ela acrescenta que, com as visualizações de drones, se percebe que, na realidade, o número real está próximo da metade. “Números realistas seriam um público entre 690 mil e 800 mil para o show da Madonna e entre 850 mil e 1 milhão para a Lady Gaga, ou seja, 30% menos que o estimado. Se pensarmos que o palco da Lady Gaga é maior em profundidade e pelo perfil de público mais jovem, acredito que terá gente mais apertada em um espaço que vai um pouco mais longe”, diz a pesquisadora.
De qualquer forma, Mariana afirma que, sem dúvida, o show de Lady Gaga será o maior realizado no país. “Certamente será, e com um impacto econômico extremamente positivo. O que precisamos é celebrar em números reais o sucesso do turismo do Rio”, finaliza.