‘Catcore’ existe? Conheça a ‘tendência’ que propõe transformar pelos de gatos em elemento fashion
Assim como as roupas amassadas, desgastadas e rasgadas, looks com pelos de pets podem entrar na moda como forma de expressão e manifesto

Em inglês, a palavra “core” se traduz como “essencial”. Na moda, virou uma terminologia que acoplada a outra palavra, dá nome às tendências – “Barbiecore”, tendência pautada em roupas cor-de-rosa como da boneca Barbie; “Brasilcore”, que trouxe as cores da bandeira nacional para os looks; e a própria “Core”, com um guarda-roupa que se adapta a diferentes estações, ocasiões e tendências.
Agora, eis que surge uma nova “tendência” entre os amantes de gatos: a “Catcore”, em que a ideia é abraçar os pelos deixados pelos bichanos nas roupas como parte do visual despretensioso do dia a dia. Ou seja, o que antes era um incômodo, passa a ter uma nova perspectiva fashion, inclusive diferenciando os gateiros de plantão e que não raro, quando questionados sobre os pelos, tem a resposta na ponta da língua. “Não me incomodo porque levo os pelos do(s) meu(s) filho(s)”. A tendência propõe dar um novo significado aos pelos dos felinos como já fez com roupas amassadas, rasgadas e gastas, e que, vira e mexe, entram na moda como forma de expressão, autenticidade e até manifesto.
Elemento fashion
Há quem aposte que a tendência ganha tração em 2025, trazendo uma nova visão entre estilo e a convivência com os pets. “Em nosso escritório, que é petfriendly, já normalizamos os pelos nas roupas, porque fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, queremos levar essa tendência para todas as pessoas que, como nós, gostariam que esse fato não fosse um incômodo – tanto para quem veste a roupa quanto para quem vê”, disse André Romeiro, CMO da Petlove, companhia que engloba diversos produtos e serviços para pets, que lançou essa campanha aproveitando o dia 17 de fevereiro, em que se comemora o “Dia Mundial do Gato”. “Essa realidade faz parte da nossa identidade como pais e mães de pet, em uma verdadeira tendência de moda”, completa.
A verdade é que a “catcore” já existe há muito tempo e, segundo Natalia Barbosa, especialista em moda e tutora de quatro gatos, é muito viável ao nosso tempo. “Já é uma tendência que nós, tutores, aderimos involuntariamente”, explica. “Criar um movimento em que as pessoas abracem essas marcas de afeto como os pelos felinos – ou pets no geral – ressignifica essa relação entre estilo de vida e moda, por trazer essa autenticidade e vínculo emocional que só quem se despede dos seus pets antes de sair de casa conhece. E vamos combinar que já está na hora de sentir a liberdade dessa aceitação da vida real na nossa estética”, finaliza.