Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Artesanal, lúdico e vaidade masculina: o que faz bombar o mercado de joias

Sustentabilidade e inovações também aparecem como motivos de crescimento do setor, que deve atingir US$ 3,59 bilhões até dezembro

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 ago 2024, 19h02 - Publicado em 12 ago 2024, 18h58

Impulsionado pelos lançamentos em acessórios que complementam as tendências de moda e as compras online em plataformas eletrônicas, o mercado brasileiro de joias e semijoias tem crescido constantemente: de acordo com uma pesquisa da consultoria americana Bain, o setor no país teve alta de 18% em cinco anos, com lucros de R$ 74 bilhões em 2022 e uma expectativa de dobrar esse valor até 2030.

Já o relatório da Brazil Jewelry Market Industry, divulgado pela Mordror Intelligence, diz que o segmento deve subir 1,79% por ano, atingindo US$ 3,59 bilhões até dezembro de 2024 e US$ 5,34 bilhões até 2029, com crescimento anual composto (CAGR) de 8,31% nos próximos cinco anos.

Não à toa, o Brasil está entre os quinze maiores produtores de joias em ouro do mundo, com cerca de 22 toneladas de peças criadas e vendidas no país, segundo dados do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), em estudo feito com 261 indústrias do setor de artefatos de pedra, lapidação, joalheria de ouro, folheados e bijuterias.

Números que comprovam o quanto esses acessórios, mesmo não sendo totalmente acessíveis aos bolsos, perduram como objetos de desejo. E explicam o sucesso de feiras voltadas a lojistas como a recente Bijoias que, sob o tema “transformar”, apresentou mais de 80 marcas no segmento de bijuterias, joias de prata e aço, folheados e semijoias em sua 103ª edição, em São Paulo, e fechou um total de R$ 18 milhões em negócios, com mais de 5.300 compradores nacionais e internacionais.

“Acredito que esse sucesso venha de comportamentos. Por isso, focamos em macrotendências que refletem esses desejos como o equilíbrio, o lúdico e a sustentabilidade”, diz Vera Masi, organizadora do evento. “Materiais reciclados e técnicas de produção que minimizam o impacto ambiental, por exemplo, estão em alta assim como o empoderamento feminino e o trabalho artesanal”, completa.

Continua após a publicidade

Masculino em Alta

Uma joia de ouro também é vista como um bom investimento. Mas a vontade em usar acessórios que personalizem e deem um up no visual também anda forte entre os homens, cada vez mais vaidosos. E ajuda a aquecer o mercado masculino, que segundo a consultoria Euromonitor International, globalmente está avaliado em US$ 6,5 bilhões, com taxa de crescimento anual de 3%, mas no Brasil já chega a representar 10% dos produtos oferecidos pelas joalherias.

Tanto que este ano, foi destaque na Feninjer (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins), evento anual de negócios, que reúne fabricantes, importadores, distribuidores, designers e profissionais da joalheria, em marcas conhecidas como a Pandora e a Pelle Gioielli.

Continua após a publicidade

“Os homens buscam modernidade e estilo para expressar sua individualidade em joias únicas. Nessa coleção, cada peça foi cuidadosamente projetada para incorporar elementos de fé e proteção, oferecendo um amuleto pessoal que carrega significado e propósito”, explicou Bianca Zaramella, consultora de moda da marca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.