Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Além da moda: entenda as referências à Madonna no desfile da Dolce & Gabbana

Com um véu cobrindo o rosto, rainha do pop apareceu na primeira fila para conferir coleção em sua homenagem

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 set 2024, 14h49

Pouco antes de Madonna aparecer no desfile da Dolce & Gabbanna no sábado, 21, durante a Semana de Moda de Milão, já dava para sentir que algo especial estava sendo preparado. Enquanto o show não começava, músicas da rainha do pop tocavam no local, onde já dava para ver algumas modelos posicionadas em uma escada, ao fundo da passarela – todas com perucas loiras e cacheadas, imitando seu cabelo nos anos 1990, durante a polêmica turnê Blond Ambition.

Última a chegar, Madonna fez uma aparição teatral e apoteótica, a bordo de um vestido longo de chiffon e renda com fenda alta da marca, sobre um espartilho preto. Como uma noiva gótica, cobriu o rosto com um longo véu preto de renda Chantilly, complementado com um colar de alta joalheria em ouro amarelo e branco, com diamantes e caveiras esculpidas em pedra Bianco d’Istria e uma coroa de ouro e cristal, especialmente desenhada pela dupla italiana para a ocasião.

Naquela altura, já se sabia que o desfile seria uma homenagem à Madonna. Não seria a primeira vez, é verdade – Dolce e Stefano prestaram tributo à cantora no verão de 2001, com a coleção chamada “Madonna – Gli Anni Ottanta – mas também não seria menos especial. Especialistas, aliás, comentam mundo afora que a atual coleção de verão 2025, apresentada sob o título “Italian Beauty” (a popstar sempre fez questão de dizer que é ítalo-americana) é uma das melhores e mais bonitas da dupla, com quem a estrela tem uma relação de longa data.

Referências com toque da grife

A saber, Domenico e Stefano passaram a ser notados no mundo da moda após Madonna surgir com um modelito assinado por eles. E, em 1993, estouraram de vez, quando ela surgiu no palco de sua turnê mundial The Girlie Show, ostentando figurinos fetichistas da Dolce & Gabbana.

De qualquer forma, e gostando ou não, a coleção atual cumpriu lindamente seu papel de homenagear a estrela. Ali, aparecem várias referências de diversas épocas e ícones de moda popularizados pela cantora entre lingeries, espartilhos e o famoso sutiã em forma de cone feito pelo francês Jean Paul Gaultier – todas, porém, com um toque Dolce & Gabbana.

Mas como nem todos conseguem bater o olho e automaticamente identificar todas as menções à Madonna, VEJA reuniu as principais. Confira:

O icônico sutiã cone de Jean Paul Gaultier, eternizado por Madonna na década de 1990, durante a turnê Blond Ambition ganhou outras versões
O icônico sutiã cone de Jean Paul Gaultier, eternizado por Madonna na década de 1990, durante a turnê Blond Ambition ganhou outras versões (Dolce & Gabbana/Divulgação)
Continua após a publicidade

 

Madonna e o icônico corset com sutiã de cone assinado por Jean Paul Gaultier na turnê Blond ambition, em 1990
Madonna e o icônico corset com sutiã de cone assinado por Jean Paul Gaultier na turnê Blond ambition, em 1990 (Gie Knaeps/Getty Images)

 

O espartilho por cima da calça de risca de giz, que representa a força feminina sobre o machismo, também ganhou uma releitura dos estilistas italianos
O espartilho por cima da calça de risca de giz, que representa a força feminina sobre o machismo, também ganhou uma releitura dos estilistas italianos (Dolce & Gabbana/Divulgação)

 

Madonna e o espartilho por cima da calça de risca de giz, em defesa da libertação sexual feminina
Madonna e o espartilho por cima da calça, em defesa da libertação sexual feminina (Gie Knaeps/Getty Images)

 

O terno completo de risca de giz de “Express Yourself”, em Blond Ambition surgiu repaginado com um ar mais “italiano”
O terno completo de risca de giz de “Express Yourself”, em Blond Ambition surgiu repaginado com um ar mais “italiano” (Dolce & Gabbana/Divulgação)

 

Madonna canta
Madonna canta “Express Yourself” com terno risca de giz, durante a turnê Blond Ambition, em Londres (Murray/Mirrorpix/Getty Images)
Continua após a publicidade

 

Madonna já usou muitas franjas em seus looks. Fizeram muito sucesso na Blond Ambition e também foram lembradas na nova coleção da Dolce & Gabbana
Madonna já usou muitas franjas em seus looks. Fizeram muito sucesso na Blond Ambition e também foram lembradas na nova coleção da Dolce & Gabbana (Dolce & Gabbana/Divulgação)

 

Madonna canta
Madonna canta “Hanky Panky” com look de franjas na Blond Ambition Tour, em Londres (Lee Brooks/Mirrorpix/Getty Images)

 

O ar fetichista e erótico da turnê The Girlie Show, de 1993 (que aliás, tinha figurino assinado por Domenico e Stefano) também estavam lá
O ar fetichista, brilhante e erótico da turnê The Girlie Show, de 1993 (que aliás, tinha figurino assinado por Domenico e Stefano) também estavam lá (Dolce & Gabbana/Divulgação)

 

Figurino curto, cheio de brilho e com ar fetichista marcou o The Girlie Show, em 1993
Figurino curto, cheio de brilho e com ar fetichista marcou o The Girlie Show, em 1993 (Mick Hutson/Redferns/Getty Images)

 

O vestido branco curtinho e colado faz menção à “Like a Virgin”, mesma referência do vestido de noiva para a temática da música
O vestido branco curtinho e colado faz menção à “Like a Virgin”, mesma referência do vestido de noiva para a temática da música (Dolce & Gabbana/Divulgação)
Continua após a publicidade

 

Madonna vestida de noiva no MTV VMA 1984 para cantar
Madonna vestida de noiva no MTV VMA 1984 para cantar “Like a Virgin” (Richard Corkery/NY Daily News Archive/Getty Images)

 

Os espartilhos pretos são marcas registradas de Madonna no começo da carreira. Algo forte na coleção atual da dupla de estilistas
Os espartilhos pretos são marcas registradas de Madonna no começo da carreira. Algo forte na coleção atual da dupla de estilistas (Dolce & Gabbana/Divulgação)

 

Madonna usava e abusava de espartilhos e seus
Madonna usava e abusava de espartilhos e seus “early years” (Ron Galella, Ltd./Ron Galella Collection/Getty Images)

 

O cetim em tons fortes é uma referência a um visual marcante de Madonna, assinado por Tom Ford, na época na Gucci, durante o MTV Video Music Awards de 1995
O cetim em tons fortes é uma referência a um visual marcante de Madonna, assinado por Tom Ford, na época na Gucci, durante o MTV Video Music Awards de 1995 (Dolce & Gabbana/Divulgação)

 

Madonna com camisa de cetim da Gucci, assinada por Tom Ford, no MTV VMA 1995
Madonna com camisa de cetim da Gucci, assinada por Tom Ford, no MTV VMA 1995 (Kevin Mazur/Getty Images)
Continua após a publicidade

 

As transparências são recorrentes no visual adotado pela estrela, inclusive em turnês como a Sticky & Sweet, de 2008
As transparências são recorrentes no visual adotado pela estrela, inclusive em turnês como a Sticky & Sweet, de 2008 (Dolce & Gabbana/Divulgação)

 

Madonna e seu look transparente na turnê Sticky & Sweet, em 2008, na Espanha
Madonna e seu look transparente na turnê Sticky & Sweet, em 2008, na Espanha (Carlos Alvarez/Getty Images)

 

O cetim vermelho faz referência à camisola vermelha usada por Madonna em uma última turnê, “Celebration”, que comemorou 40 anos de carreira
O cetim vermelho faz referência à camisola vermelha usada por Madonna em uma última turnê, “Celebration”, em que comemorou 40 anos de carreira (Dolce & Gabbana/Divulgação)

 

Madonna durante a música 'Hung Up' no show em Copacabana
Madonna durante a música ‘Hung Up’ no show em Copacabana (Reprodução/TV Globo)

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.