Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A moda masculina evolui, com mais liberdade e menos julgamentos

A austeridade está cedendo lugar a novas ousadias

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h42 - Publicado em 12 fev 2023, 08h00
SÍNTESE - Harry Styles e seu look no Grammy: combinação de tendências -
SÍNTESE – Harry Styles e seu look no Grammy: combinação de tendências – (JC Olivera/WireImage/.)

Até a metade do século XIX, homens usavam roupas coloridas, perucas, joias, saltos e maquiagem. Sob a influência do dândi inglês George Bryan “Beau” Brummell (1778-1840), eles passaram a adotar vestimentas mais simples e de cores neutras. Descrito como a personalidade mais elegante da Londres pré-vitoriana, com um estilo que priorizava a alfaiataria, ele fez história na moda ao se transformar na grande inspiração para os ternos. Desde então, de forma mais tímida do que a feminina, o jeito de vestir masculino transitou por diversas propostas: da rebeldia do jeans e jaqueta de couro de James Dean (1931-1955) nos anos 1950, passando pelo oversized da década de 80 e os metrossexuais dos anos 2000, o homem vem evoluindo em busca de um estilo próprio como forma de identidade e expressão. A novidade: em um mundo em que as fronteiras do discreto e do exagerado já não existem, em que vale quase tudo, o macho tão cioso de sua vaidade perdeu o medo da ousadia.

RELEITURA - Novo terno da Fendi: corte alongado -
RELEITURA - Novo terno da Fendi: corte alongado – (Giovanni Giannoni/Getty Images)
CORES - Proposta da DSquared2: camiseta rosa -
CORES - Proposta da DSquared2: camiseta rosa – (Giovanni Giannoni/Getty Images)

Um retrato desse momento foi visto nas últimas semanas durante a Semana de Moda Masculina de Milão, na Itália, e no tapete vermelho do Grammy, que aconteceu no domingo 5, nos Estados Unidos (leia mais sobre o prêmio na seção Gente). Nas passarelas despontaram transparências e laços de Yves Saint Laurent. Brotaram ternos desconstruídos da Fendi e camisetas cor-de-rosa da DSquared2. No principal prêmio da música, o cantor inglês Harry Styles fez jus ao papel de relevante representante dessa moda sem amarras ao chegar de macacão bordado com cristais Swarovski, apresentar-se coberto de brilho e depois, na hora de receber os três cobiçados troféus que ganhou, surgir com paletó curto cobrindo uma regata prateada e calça de alfaiataria. Não imagine que veremos as peças nas ruas, em mortais comuns. Não.

Continua após a publicidade
FASHION - Brad Pitt de saia: a peça está no guarda-roupa dos descolados -
FASHION – Brad Pitt de saia: a peça está no guarda-roupa dos descolados – (Gerald Matzka/Getty Images)

Contudo, o barulho foi imenso, associado ao glamour das passarelas e dos holofotes. Serviu como plataforma de comportamento — como uma senha a autorizar o risco, a aposta sem constrangimento. “O homem de hoje tem mais segurança com o que vai vestir”, diz o estilista Ricardo Almeida, referência em roupa masculina. “E o bom é que não existe só um modo de se vestir.” Exemplo desse movimento é a adoção das saias por eles, ou por alguns deles. A peça já foi e voltou nos looks masculinos, e parece enfim ter achado o seu lugar depois que Brad Pitt apareceu vestido com uma em 2022. De lá para cá, veem-se homens usando as peças, geralmente mais longas, em bairros descolados e novidadeiros das metrópoles. As transformações engordam um mercado que trabalha com 2 trilhões de dólares ao ano. É muita coisa, indício de que a coragem de vestir o que der na telha é quase um pedido de liberdade de estilo.

Publicado em VEJA de 15 de fevereiro de 2023, edição nº 2828

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.