A cultuada série de games que ganha inédita continuação após 30 anos
“Snow Bros Wonderland” retoma série lançada nos anos 1990 para os arcades que se tornou um sucesso cult

Lançado em 1990, o game Snow Bros. rapidamente se tornou um fenômeno dos arcades. O jogador controlava os irmãos Nick e Tom, bonecos de neve que precisavam se movimentar por plataformas e arremessar bolas de neve nos inimigos com o objetivo de salvar as princesas Puripuri e Puchipuchi. A mecânica é simples, mas as fases desafiadoras mantiveram os fãs entretidos. O título ganhou prêmios na época do lançamento e foi adaptado para outras plataformas. Ganhou uma continuação em 1994, Snow Bros. 2: With New Elves, mas desde a franquia tornou-se um fenômeno cult, jogada por aqueles que curtem games antigos. Agora, 30 anos depois, a série finalmente ganha uma continuação: Snow Bros. Wonderland foi lançado para Nintendo Switch, PC e Playstation.
Em três décadas, a produção de jogos mudou completamente. E o novo Snow Bros tenta acompanhar essas mudanças. O formato 2D deu lugar a uma versão 3D que oferece uma visão isométrica detalhada. A jogabilidade remete aos títulos originais. Os filhos dos personagens originais assumiram o trabalho e arremessam bolas de neve, pulam para superar os obstáculos e precisam enfrentar inimigos e chefes combinando suas habilidades. É simples, mas funcional.

A principal sacada é mesclar as habilidades de plataforma com mecânicas de quebra-cabeça. O mapa está dividido em seis mundos, cada um com suas próprias fases e uma batalha com um chefão no final. Há uma curva de aprendizado, mas lá pela metade já é preciso ter dominado tudo em conjunto para ter sucesso. A dificuldade das missões aumenta progressivamente e mantém o interesse, mesmo que o formato seja um pouco repetitivo.
O game comporta até quatro jogadores simultâneos, mas apenas em co-op local. Ou seja, os quatro precisam estar juntos. Não há um sistema multiplayer online. Funciona especialmente em sessões de jogatina com os amigos em casa. rindo das falhas uns dos outros.

O grande apelo de Snow Bros Wonderland é a nostalgia. Houve um esforço em manter o espírito dos jogos originais. Isso se deve ao trabalho meticuloso do estúdio Tatsujin, que detém os direitos dos títulos da Toaplan, a companhia japonesa responsável por Snow Bros. A empresa começou a produzir games em 1984 e ficou conhecida principalmente por seus jogos de aviões e naves, mas fechou as portas em 1994, justamente após o lançamento de Snow Bros. 2: With New Elves.
O game custa R$ 150 para Nintendo e R$ 85 para PC, mas está em promoção de lançamento. É uma boa pedida para quem curte uma sessão nostálgica de jogatina.