Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

#VirouViral

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

Polêmica: possível anticoncepcional masculino repercute nas redes sociais

O debate sobre o anticoncepcional masculino ganhou destaque na semana passada depois que os testes com o remédio foram interrompidos por causa dos seus efeitos colaterais. Na internet, mulheres reclamaram que os medicamentos usados por elas também têm efeitos adversos, mas não deixam de ser comercializados. O tweet de Júlia Sant’Anna Pereira viralizou. No post, ela […]

Por Luiza Donatelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 19h41 - Publicado em 10 nov 2016, 17h55

O debate sobre o anticoncepcional masculino ganhou destaque na semana passada depois que os testes com o remédio foram interrompidos por causa dos seus efeitos colaterais. Na internet, mulheres reclamaram que os medicamentos usados por elas também têm efeitos adversos, mas não deixam de ser comercializados. O tweet de Júlia Sant’Anna Pereira viralizou. No post, ela mostra o tamanho da bula do seu contraceptivo:

Os resultados foram apresentados no estudo Efficacy and Safety of an Injectable Combination Hormonal Contraceptive for Men (Eficácia e segurança de uma combinação injetável de hormônios contraceptivos para homens), o qual concluiu que os homens apresentaram reações como acne, alterações de humor, dor no local da injeção, depressão, entre outros, também comuns nos anticoncepcionais femininos. Em termos de fertilidade, as conclusões foram satisfatórias: a eficácia foi de 96% nos 320 homens que participaram da pesquisa.

LEIA TAMBÉM:
“O governo Obama criou o Estado Islâmico”, diz organizador brasileiro de passeata pró-Trump
“Não acredito em meritocracia em um país desigual como o Brasil”, diz estudante carioca cujo post anti-Trump viralizou nos EUA

Continua após a publicidade

O blog conversou com o urologista Eduardo Bertero para esclarecer a questão: “Os anticoncepcionais femininos também têm efeitos colaterais. Sendo assim, o contraceptivo masculino é um produto viável comercialmente. Os resultados foram satisfatórios, tanto em eficácia, como em eventos adversos”, explicou.

Outra preocupação apresentada no estudo é que oito dos 320 homens não voltaram a produzir espermatozoides em níveis considerados férteis depois de cerca de um ano. Um deles ainda não tinha voltado a ser fértil após quatro anos. Nas mulheres, esse tempo varia de um a dois meses. Para Bertero, porém, isso não deveria impedir que mais testes sejam realizados: “É grave. Mas o número de participantes afetados é muito baixo para inviabilizar a comercialização”, afirmou.

A pesquisa também concluiu que nem todos os efeitos colaterais descritos pelo experimento podem ter causa no medicamento: 31% foram considerados como “possivelmente relacionados”, 40% “provavelmente relacionados” e 29% “definitivamente relacionados”. Ainda, apenas 1% das reações foi considerada com intensidade grave. A acne foi uma delas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.