Pelo Facebook: ajude o seu cachorro a sofrer menos com os fogos
Post que viralizou no Facebook ensina a amarrar o animal para tranquilizá-lo. Veterinária explica a técnica e dá dicas para amenizar o problema
Com as festas de final de ano chega também uma preocupação para os donos de cachorros: fogos de artifício. O barulho, que assusta a maioria dos animais, fica ainda pior nesta época do ano. Prometendo proteger o bichinho do incômodo, um post viralizou no Facebook. A imagem ensina passo a passo de uma técnica para “amarrar” o cachorro. Segundo o texto, o método se chama Tellington Touch e amenizaria a tensão do pet:
“Esse método se baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas. Sendo assim, consiste em atar seu cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade”
A postagem surgiu de um texto publicado no site SOS Solteiros, em dezembro de 2015. Mas viralizou na semana passada, quando uma usuária compartilhou as informações em outra página, a Mundo dos Cachorros. Apesar do sucesso nas redes, porém, a veterinária Priscila Sauerbronn disse que não há comprovação da eficácia da técnica. “Existem produtos que simulam esse efeito, como alguns coletes caninos. Mas nunca vi isso ser eficaz. Não há comprovação”, relatou a profissional.
Para diminuir o sofrimento dos bichinhos ela recomenda outros métodos: “Sugiro medicamentos que estimulam a produção de melatonina, o hormônio do sono. Assim o animal fica menos estressado. Deixar o cachorro naquelas caixinhas de transporte também ajuda, fazendo com que ele se sinta mais seguro. Assim, o dono pode sair para as festividades, tranquilo”, concluiu.