
Uma notícia publicada pela rede britânica BBC no último sábado, 24, mostrou como foi o furor causado nas redes sociais em consequência de uma foto de um menino de três anos do Quirguistão dormindo em um pedaço de papelão. O retrato foi, inicialmente, postado por um anônimo, no Facebook, com a legenda:
“Seria bom se essa criança inocente dormisse na escolinha ou em casa ao invés de dormir no mercado”.
Confira a polêmica foto:
Na sequência, surgiu uma enxurrada de comentários respaldando a opinião de quem divulgou a imagem e transferindo a culpa para a mãe, a responsável por deixá-lo dormir na rua. Alguns chegaram a criticar o governo do país por não agir para melhorar a vida das pessoas, citando o presidente Almazbek Atambaiev como culpado pela situação (!).
Em entrevista à BBC, porém, a mãe do garoto, Zulfia Usenova, afirmou: “Meu filho caiu no sono enquanto eu estava trabalhando e não tive outra opção que não fosse colocá-lo no chão, em um lugar seguro, enquanto eu estava ocupada. Coloquei o papelão debaixo dele, ele cochilou apenas por 10 a 15 minutos”.
Além disso, Zulfia explicou que seu marido se mudou para a Rússia em busca de trabalho para sustentar a família, mas eles ainda estão com problemas financeiros. Em outras palavras, enquanto a internet a julgava como uma mãe ruim, Zulfia se virava para cuidar sozinha do filho enquanto trabalhava para sustentá-lo. Será que isso realmente é exemplo de péssima maternidade? Ou de como indivíduos têm de se virar quando se deparam com o extremo da pobreza?
Para lembrar. Um caso semelhante aconteceu em agosto deste ano, quando um bebê dormindo no chão de um aeroporto foi fotografado enquanto sua mãe mexia no celular:
Son I am fucking CRYING. Even white people are disgusted with white people 😭 pic.twitter.com/ySWm0nhQJZ
— OG Rob. (@LatinaGawd) August 9, 2016
A foto viralizou e outras pessoas na internet começaram a discutir sobre a imagem e a julgar a mãe:
@KEL_LEE_ @rygainey you don’t put a baby on a dirty ass floor, blanket underneath it or not. She don’t know wtf has been on that floor.
— najai (@DoAsiSayHOE) August 10, 2016
@LatinaGawd no lo puedo creer… eso es una madre?
Ella debia estar en el suelo y su hijo en el asiento— celeste adriana ledd (@AdrianaLedd) August 20, 2016
Leia também:
Mamães conectadas: por que elas fazem sucesso nas redes
A grávida que levou bronca de Ivete Sangalo realmente corria risco?
Depois de tanta comoção, a história verdadeira veio à tona. A mulher da foto teve voos cancelados consecutivamente, perdeu uma conexão e a empresa responsável ainda afirmou que os vouchers para hospedagem haviam acabado, deixando-a dormir no aeroporto ao invés de um hotel. Devido às constantes mudanças, ela preferiu recusar a última remarcação oferecida para o seu voo e ligou para os seus pais, que a buscaram de carro.
O que os dois casos têm em comum é o julgamento exacerbado em torno de imagens tiradas de contexto, sem dar às mães – e também aos pais – o benefício da dúvida quanto ao que estava acontecendo naquele momento. As histórias certamente ganharam ainda mais repercussão por abordarem as questões da maternidade, um tema que costuma viralizar (assunto deste outro post do #VirouViral).