O absurdo exemplo de livro didático alemão sobre crianças brasileiras
Publicação estrangeira reforça estereótipos preconceituosos
Uma mãe brasileira denunciou em um grupo na Alemanha um caso de bullying sofrido por seu filho em uma escola local, motivado por um conteúdo ofensivo presente no livro didático “ABC dos Animais”, da editora Mildenberger Verlag. No material, um trecho descreve um menino chamado Marco, que vive no Rio de Janeiro, como alguém que “não vai à escola, busca restos de comida no lixo de manhã e quer ser jogador de futebol”. Essa representação estereotipada levou colegas de classe a ironizarem a criança, gerando revolta entre pais e a comunidade brasileira na Alemanha, que questionam a responsabilidade da editora e das escolas na escolha de materiais didáticos.
A editora se manifestou nas redes sociais, afirmando que o livro será revisado e que o objetivo da publicação é “sensibilizar as crianças para a diversidade do mundo”. A Embaixada do Brasil em Berlim emitiu uma nota oficial repudiando a representação estereotipada, destacando que a taxa de escolarização de crianças brasileiras entre 6 e 14 anos é de 99,4%, segundo dados do IBGE. A nota também ressaltou programas sociais como o Bolsa Família e a merenda escolar, reconhecidos internacionalmente por seus impactos positivos.
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