Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

#VirouViral

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

Menina de cinco anos diz em vídeo que não quer mais comer carne. Será que é saudável?

A pequena Zada, de 5 anos, fez sucesso na internet ao se recusar a comer carne após descobrir que o alimento vem de animais. No vídeo, de quase 300 mil visualizações, ela afirma para a mãe: “Eu não vou comer frango, nem carne, porque são animais e eu gosto de animais […] eu acho que eles não […]

Por Luiza Donatelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 19h44 - Publicado em 9 nov 2016, 18h03

A pequena Zada, de 5 anos, fez sucesso na internet ao se recusar a comer carne após descobrir que o alimento vem de animais. No vídeo, de quase 300 mil visualizações, ela afirma para a mãe: “Eu não vou comer frango, nem carne, porque são animais e eu gosto de animais […] eu acho que eles não gostam de ser assados no forno”.

Zada não é a primeira a viralizar na internet por não querer comer carne. Segundo a nutricionista Luna Azevedo, alguns pequenos rejeitam o alimento desde cedo: “Tem criança que com um, dois anos, já cospe a carne. Tem muito a ver com o paladar e, normalmente, levam isso para a fase adulta”, explica. Muitos pais, porém, ao perceberem a tendência nos filhos, ficam preocupados: é possível que crianças tenham uma alimentação vegetariana ou vegana sem prejudicar o seu desenvolvimento?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5Npv2Mpbd3w?feature=oembed&w=500&h=375%5D

A nutricionista explica que sim: “As crianças vegetarianas ainda comem ovos e leite, as veganas não consomem nada de origem animal. Ambas, porém, têm que se atentar com a quantidade de folhas verdes escuras, leguminosas, muito feijão, muita vitamina C, laranja, suco de acerola e caju”.

LEIA TAMBÉM
“Não acredito em meritocracia em um país desigual como o Brasil”, diz estudante carioca cujo post anti-Trump viralizou nos EUA
Postagem sobre balada gay viraliza. Conversamos com o autor do post

Continua após a publicidade

Nos dois casos, Luna ressalta a importância do acompanhamento médico e nutricional. Ela explica que só assim será possível ter orientações específicas para cada dieta. Uma das dicas, por exemplo, é não misturar alimentos ricos em ferro, como folhas verdes escuras, com leite e derivados, pois o cálcio atrapalha a absorção de ferro. Além da necessidade de fazer um exame de sangue completo e receber uma prescrição alimentar para acertar na quantidade de proteína, aminoácidos, ferro, vitamina C, B12 e etc.

A especialista em nutrição infantil do Hospital São Vicente de Paulo, Fabiana Guedes, apresenta algumas ressalvas: “Um alerta é para a ingestão de ferro. Aquele que está presente nos alimentos de origem vegetal não é absorvido tão facilmente quanto o presente nos de origem animal. Para melhorar a absorção, é necessário consumir esse nutriente junto com alimentos ricos em vitamina C.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.