IA coloca Xuxa contra parede e questiona música infantil ‘inadequada’
Apresentadora foi uma das convidadas da 7ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial
Uma situação que resume a era tecnológica, protagonizada atualmente pela evolução da inteligência artificial, chamou atenção no último domingo, 26, em evento organizado pelo Instituto Identidades Brasil. Durante transmissão da TV Globo, uma IA (chamada ‘Deb’) questionou a consciência racial de Xuxa, 61, relembrando fatos controversos de sua carreira.
‘Eu vi uns vídeos de você toda fantasiada de indígena cantando frases do tipo: ‘índio fazer barulho, uh’. Achei um tanto inapropriado’, comentou a máquina, se referindo ao sucesso “Brincar de índio”. Xuxa respondeu: “Entendo muitos dos erros dessas gravações, desse tipo de performance, mesmo sendo uma tentativa lúdica de abordar o assunto com criança”. Em seguida, Deb explicou que o termo mais aceito hoje é “indígena” (em vez de “índio”). “Indígenas não fazem barulho. Indígenas são mais de 300 povos que falam várias línguas e tem várias formas de expressões de suas etnias que precisamos aprender”.
Em outro momento, Xuxa perguntou à IA se havia errado quando afirmou, no passado, que “gostaria de ter nascido negra”. Deb ressaltou as dificuldades e opressões enfrentadas por mulheres negras, cutucando a superficialidade da fala da artista. Veja:
Ela levando o fecho de uma IA KKKKKKK pic.twitter.com/tdR94V0tLA
— 1eozim (@1eozinho01) May 27, 2024