Os donos da cadela Jolene, da raça golden retriever, tiveram uma ideia inusitada. Em um vídeo que viralizou na semana passada, o americano Ben Mesches aparece fantasiado do brinquedo preferido do animal. Nas imagens, Jolene fica bastante animada com a surpresa e começa a pular no dono.
O vídeo foi publicado na página do perfil da namorada de Ben, Emily Crisp, no Facebook. Ela o filmou e postou o registro com a legenda “Como fazer o dia do seu cachorro… dê vida para o seu brinquedo favorito” e já teve quase 220 mil compartilhamentos. O blog #VirouViral conversou com especialistas para entender a reação da cadela. Será que ela realmente pensou que o brinquedo tinha ganhado vida?
Para o adestrador e especialista em comportamento animal, Ricardo Tamborini, o cachorro até consegue fazer a assimilação visual, ou seja, Jolene poderia ter reconhecido o objeto na fantasia. No entanto, ele diz que ela conseguiu identificar o dono pelo cheiro e pela risada que Ben deixa escapar em um momento.
LEIA TAMBÉM:
“Não acredito em meritocracia em um país desigual como o Brasil”, diz estudante carioca cujo post anti-Trump viralizou nos EUA
Gêmea fica arrasada ao descobrir que é 1 minuto mais nova que a irmã
De acordo com Ricardo, os sentidos do bicho são muito apurados. “No brinquedo ele coloca a boca, e no dono, não. É um sinal claro de que ele não interpretou a fantasia como um objeto. Cerca de 90% da comunicação dos cães se dá através da expressão corporal. Portanto, Jolene reconheceu o dono e entendeu tudo como uma brincadeira. Na internet, as pessoas levam para o lado pessoal, porque é fofo. Mas o cachorro não é bobo”, explicou.
A etóloga (profissional que estuda o comportamento animal em seu meio natural) e também especialista em comportamento animal, Helena Truska, concorda com Ricardo. Segundo ela, Jolene fica hesitante por alguns minutos porque tenta entender o que está acontecendo. Mas, quando reconhece a dona, fica feliz por estar diante da pessoa amada e não por achar que o seu brinquedo tinha ganhado vida.