A fofa história por trás da tatuagem que viralizou no Twitter
A avó da estudante Marcella começou a estudar depois dos 70 anos e escreveu à mão uma cartinha para a neta
Em sua conta no Twitter, a estudante Marcella Martins, de 19 anos, postou uma foto de sua mais recente tatuagem – e o motivo não poderia ser mais bonito. A letra, grande e desalinhada, é da avó, Gelsa, que até pouco tempo era analfabeta, e decidiu aprender a ler e escrever já na terceira idade. A homenagem da neta comoveu as redes sociais e o amor entre as duas virou alvo de admiração na última semana.
Com algum tempo de estudo, a senhora escreveu uma carta para Marcella, que decidiu eternizar a mensagem em sua pele. A atitude alcançou mais de 40.000 curtidas no perfil da menina na rede social.
Novos obstáculos pararam aulas da leitura
Marcella conta que sua avó mora em uma comunidade em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ela começou a trabalhar aos 12 anos, para ajudar na criação dos irmãos, e por isso não teve a oportunidade de estudar, ainda que tivesse vontade.
Quatro filhos e oito netos depois, dona Gelsa, de 73 anos, decidiu entrar na escola por vontade própria e com o apoio dos familiares. “Ela queria aprender. Olhava as coisas e queria saber o que estava escrito ali, para ser mais independente”, destacou a estudante em conversa com o #VirouViral.
A senhora iniciou os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal João Brazil, no Morro do Castro, em Niterói. No início, por ser mais velha, Gelsa encarou desafios na alfabetização, mas encontrou conforto nos colegas em situação semelhante, fundamentais para sua adaptação. Quando já estava na fase de aprender a ler, outra barreira surgiu: a descoberta de um câncer no pulmão.
Com a doença, a senhora teve de deixar as aulas temporariamente e passou os meses de tratamento na casa em que Marcella mora com o irmão e os pais. A avó, que ajudou na criação dos irmãos desde pequenos, dormia no quarto da neta, e a relação se estreitou ainda mais.
Ideia de tatuagem já era antiga
Mesmo depois de ter recebido alta, dona Gelsa continuou sendo visita constante, principalmente depois que a mãe de Marcella também descobriu um problema de saúde, tendo que passar por uma cirurgia.
Em um desses encontros, a neta pediu que ela escrevesse alguma coisa, com a intenção secreta – e antiga – de tatuar o recado. Ela conta que a senhora repetia as palavras em voz alta enquanto escrevia, como uma criança, o que fez do momento ainda mais significativo.
Já no dia seguinte, a jovem levou o papel ao tatuador e eternizou a carta na pele. Além do tuíte, a estudante declarou seu gesto no Instagram, e a mãe da jovem leu para Gelsa o texto postado. “Ela respondeu que era uma coisa linda. ‘Como ela tem cabeça para escrever tantas coisas assim, né?’, e chorou ao telefone.”
Surpresa, a estudante diz que sua avó ficou feliz ao saber da repercussão, e destaca que recebeu de volta diversas histórias de carinho, que renovaram sua esperança: “Tenho muito orgulho de ter a Gelsa como minha avó, ela passou por muita coisa difícil na vida, o câncer foi só mais uma batalha que ela conseguiu vencer.”
Serviços que oferecem educação para jovens e adultos no estado de São Paulo
Aulas de Alfabetização para Idosos – Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia
ipgg-convivencia@saude.sp.gov.br
(11) 2030-4007
Consulte os endereços das escolas que oferecem o Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
https://www.educacao.sp.gov.br/educacao-jovens-adultos