Nova perspectiva: exposição apresenta Rio de Janeiro visto do mar
Mostra 'Celacanto' reúne imagens feitas pelo fotógrafo Odir Almeida da capital fluminense

O fotógrafo Odir Almeida decidiu mostrar o Rio de Janeiro a partir de uma nova perspectiva. A capital que é conhecida pelas imagens dos seus calçadões e pelo corcovado ganha cliques feitos a partir do mar, na tentativa de reproduzir a paisagem a partir do ponto de vista de um ser aquático.
A sobreposição da linha d’água do mar com os elementos terrestres podem causar a impressão de que a imagem mostra um maremoto. Por isso, a exposição foi intitulada de Celacanto, o mesmo nome de peixes pré-históricos já extintos, que tinham barbatanas capazes de causar tais fenômenos da natureza — era o que povos antigos acreditavam, pelo menos.
Além de 21 imagens feitas pelo fotógrafo, a mostra contará com uma sala imersiva com seis projetores, que colocarão 150 fotos nas quatro paredes do ambiente. O público poderá sentar em pufes espalhados no recinto para se sentir dentro do mar, como Odir, durante a produção das fotos.
Com vinte anos de carreira, o artista já é conhecido por fotografar a capital fluminense. Em 2002, ele fundou o Só Arte Contemporânea, considerado o maior site de imagens de eventos artísticos visuais do Rio, com cerca de 15.000 fotos, disponibilizadas na internet para o público. Almeida realizou a maioria das fotos da nova exposição entre 2017 e 2018, na Praia do Diabo, um ponto de encontro dos surfistas da Zona Sul.
A exposição Celacanto ficará aberta a visitação entre os dias 7 de julho e 5 de agosto. O Centro Cultural Oi Futuro Flamengo funciona de de terça-feira a domingo, das 11 às 22 horas. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

