Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Recomenda

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Os principais lançamentos da música, do cinema, da literatura e da produção infanto-juvenil, além da TV, comentados pelo time de VEJA

Masp recebe primeira exposição de Toulouse-Lautrec no Brasil

Mostra gira em torno da vida boêmia e da sexualidade, temáticas favoritas do célebre artista francês

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h41 - Publicado em 24 jun 2017, 05h58

No próxima dia 29, o MASP abre a exposição Toulouse-Lautrec em Vermelho, dedicada ao francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901). O artista francês ganhou destaque no final do século XIX, ao retratar a excitação da vida noturna boêmia com a chegada da modernidade.

A mostra, de aproximadamente 75 obras, tem como tema central a sexualidade. Não à toa várias pinturas da exposição, caso de O Divã (cerca de 1893), retratam um famoso bordel parisiense, que tinha marcantes sofás de encosto de veludo escarlate. A cor inspirou o título da mostra, que conta com empréstimos de diversas coleções do mundo, como o Museu d’Orsay de Paris e a Galeria Nacional de Arte de Washington.

Divã
Obra “O Divã” de Henri de Toulouse-Lautrec (Reprodução/Divulgação)

Toulouse-Lautrec foi um grande frequentador de Montmartre, bairro boêmio de Paris, e seus cabarés, bares, bailes de máscaras e maisons closes, como eram chamados os bordéis da época. O artista ficou conhecido por retratar cenas desses locais no período em que a cidade despontava para a modernidade, quando suas ruas foram iluminadas a gás e as mais diversas figuras passaram a se encontrar nos espaços públicos.

Além de pinturas e gravuras, a mostra apresenta aproximadamente cinquenta documentos, como cartas, bilhetes, fotografias e até telegramas de Toulouse e seus amigos. A exposição dialoga com outras duas mostras que serão abertas no mesmo dia no museu: uma que reúne fotografias de Miguel Rio Branco, feitas em torno da prostituição no bairro do Pelourinho, em 1979, e outra que exibe vídeos feitos a partir de colagens de cenas do cinema de Hollywood do século XX, de Tracey Moffatt.

Continua após a publicidade

A exposição fica aberta até 1º de outubro no MASP, localizado no número 1578 da Avenida Paulista, em São Paulo. O museu funciona de terça à domingo, das 10 às 18 horas. De quinta-feira o funcionamento se estende até as 20 horas. Durante todo o mês de julho, o MASP também será aberto às segundas-feiras, até as 18 horas. Os ingressos custam 30 reais (inteira) e 15 reais (meia) e dão direito a visitar todas as exposições em cartaz no dia. Para ver a programação completa, confira o site do museu.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.