Gravuras de Salvador Dalí sobre obra de Dante chegam a Brasília
Inspiradas em 'A Comédia Divina', xilogravuras retratam Inferno, Purgatório e Paraíso

A Caixa Cultural de Brasília exibirá 100 xilogravuras feitas por Salvador Dalí inspiradas na obra Comédia Divina, de Dante Alighieri. As imagens, criadas entre as décadas de 1950 e 1960, foram feitas em comemoração aos 700 anos do nascimento do poeta e retratam o Inferno, o Purgatório, e o Paraíso descritos no livro.
A obra de Alighieri, escrita no século XIV, propõe uma reflexão sobre os valores morais do homem e a consciência de redenção. A mostra respeita a estrutura sequencial das gravuras: a primeira parte é dedicada ao Inferno, com 34 imagens. O segundo momento corresponde ao Purgatório, e o terceiro ao Paraíso, com 33 quadros cada um, promovendo um diálogo entre literatura e artes visuais.
Dalí, que é conhecido pelas pinturas surrealistas de tinta óleo, trabalhou durante cinco anos em um sistema para que seu trabalho pudesse ser reproduzido mecanicamente. Nos anos 1960, as xilogravuras foram publicadas em forma de livro por uma editora francesa, ilustrando em seis volumes as obras completas com o texto de Dante.
Dalí – A Divina Comédia já está aberta ao público e ficará até o dia 4 de março de 2018 na Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4). A visitação acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
