Exposição rara: as arrojadas esculturas do inglês Tony Cragg estão em SP
Mostra com 43 obras e setenta desenhos está em cartaz desde dia 23 no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE)

A obra do artista inglês Tony Cragg chegou ao Brasil pela primeira vez no sábado 23, com a abertura da exposição Espécies Raras. Cerca de setenta desenhos e 43 esculturas podem ser vistos na mostra, que acontece no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE), em São Paulo.

Além de esculturas emblemáticas das décadas de 1980 e 1990, a mostra conta com um grande acervo da produção realizada pelo escultor durante os anos 2000, com peças que englobam diferentes processos criativos e a utilização de diversos materiais, como madeira, bronze, gesso e cerâmica, além de plástico, poliestireno, aço e vidro.


Entre as peças marcantes que estão na mostra estão Minster (1988), feita de anéis e engrenagens de aço; Eroded Landscape (1999), uma escultura construída por várias camadas de objetos de vidro como copos e vasos e Secretions (1995), feita a partir de dados colados.


“A produção de Tony Cragg revela uma relação íntima entre os materiais escolhidos e a aparência final de cada peça”, afirma Cauê Alves, curador chefe do MuBE. “As obras tridimensionais do artista ganham uma história, como se pudéssemos ver as linhas e os planos que deram origem as suas estruturas. O desenho, mesmo que tenha sua autonomia como obra, é uma espécie de matriz do pensamento e, também, um desdobramento de sua pesquisa atual.”

Serviço
Espécies Raras, exposição individual de Tony Cragg
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo
Data: 23 de novembro, sábado, de 15h às 18h
Período expositivo: de 24 de novembro a 01 de março de 2020
Entrada gratuita