Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Zé de Abreu perde recurso contra Carlos Vereza na Justiça

Artistas vivem imbrólio desde 2020, por comentários nas redes sociais

Por Giovanna Fraguito Atualizado em 30 set 2024, 14h36 - Publicado em 30 set 2024, 13h38

O ator José de Abreu terá que pagar 35 mil reais em indenização por danos morais a Carlos Vereza. O caso, que teve início em 2020, após Abreu fazer comentários ofensivos contra o artista nas redes sociais, chegou ao fim com a decisão da 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que negou o recurso apresentado por Abreu.

O imbróglio começou depois que Abreu fez duras críticas a Regina Duarte, que na época havia acabado de aceitar o convite de Jair Bolsonaro para assumir a secretaria especial da Cultura. Vereza se envolveu no debate nas redes sociais e pediu para que o ex-colega da TV Globo tivesse mais cuidado ao falar das escolhas da atriz. Zé então respondeu ao artista: “Meu caro colega Carlos Vereza. Achei muito bonito seu apelo para que eu respeite Regina Duarte. Mas, infelizmente, eu não respeito nem fascistas nem quem os apoia, como você e ela. Achei bonita sua hipocrisia, sua falta de caráter e memória, digna de um esclerosado que costuma falar com supostos aliens, considerados ‘espíritos superiores’ que vieram visitá-lo em discos voadores, como se pode ver em um vídeo postado na rede. Rimbaud (mencionado por Vereza) é um artista louco como eu, não como você, doente, que vê discos voadores. Uma loucura sadia, produtiva, como deve ter todo artista. Como a minha, que ataca fascistas e apoiadores de fascista, como você e Regina Duarte, mas que jamais atira uma bengala numa colega em início de carreira, em cena, como você fez na novela Corpo Dourado. Eu estava lá e vi”. 

As declarações motivaram Vereza a entrar com uma queixa-crime em fevereiro de 2020, acusando Abreu de calúnia, injúria e difamação. O processo criminal foi rejeitado em 2021, porém Vereza entrou com uma nova ação, desta vez na esfera cível, pedindo uma indenização de 80 mil reais. A juíza Flavia de Almeida Viveiros de Castro fixou a indenização em 35 mil reais. José de Abreu tentou recorrer da decisão, mas o recurso foi negado, mantendo a condenação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.