Yamandu Costa: acusado de violência física, psicológica e sexual; ele nega
A denúncia foi feita por ativista portuguesa; entenda

O violonista gaúcho Yamandu Costa é acusado de praticar violência física, psicológica e sexual em Lisboa, cidade onde reside desde 2019, contra uma mulher com a qual teria se relacionado por três meses. A identidade da denunciante foi preservada. Em nota divulgada na imprensa, o músico nega “veementemente” as acusações e diz que colaborará “integralmente com as autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos”.
A denúncia foi feita no sábado, 10, pela ativista portuguesa Inês Marinho, líder do Não Partilhes, organização portuguesa que atua contra a divulgação de imagens íntimas de mulheres feita sem consentimento. Segundo ela, tudo teria acontecido no começo de maio.
Encerrado em 2023, o casamento do gaúcho com Elodie durou 16 anos e teve como frutos dois filhos: Benício, 12 anos, e Horácio, 10. Entre os principais prêmios de sua carreira, estão: Prêmio Tim – Melhor Solista – 2004; Vencedor do Prêmio Visa, edição Instrumental – 2001; Troféu Revelação da Música Instrumental do Rio Grande do Sul; 25º Prêmio de Melhor Instrumentista do Rio Grande do Sul; e Vencedor do Prêmio Califórnia de Uruguaiana – 1995.