VTubers: entenda o fenômeno de divas digitais criado no Japão
Ídolos virtuais acumulam mais de 80 milhões de inscritos

No histórico Hollywood Palladium em Hollywood, Califórnia, milhares de fãs se reuniram para um show em que a estrela no palco não exite fisicamente. Ela é uma VTuber – abreviação de “Virtual Youtuber” –, fenômeno virtual criado no Japão que tem conquistado o mundo. A cantora Mori Calliope, por exemplo, que ganha vida no palco mediante uma ilusão holográfica, representa uma nova geração de artistas que são 100% virtuais. A diva digital de cabelo rosa e roupas pretas pertence a uma agência de talentos com sede em Tóquio e se apresentou recentemente nos Estados Unidos. Uma das chaves desse sucesso está na identidade visual dos VTubers, que utilizam uma tecnologia que captura o movimento, o que oferece uma experiência mais realista. Ou seja, a pessoa real se posiciona na frente de um computador ou câmera e a tecnologia transforma a imagem em uma animação. Durante as transmissões ao vivo desses ídolos em 2D, os espectadores fazem doações. Alguns gastam centenas de dólares para destacar suas mensagens e chamar a atenção de seu VTuber favorito. No YouTube, os personagens da Hololive, marca gerida pela agência de VTubers, Cover Corp, e que domina o mercado global de VTubing, representando mais de 80 ídolos virtuais, acumulam no total 80 milhões de inscritos.