Viradouro se destaca na primeira noite de desfiles do Rio
Outras três escolas se apresentaram neste domingo, 2: Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense e Estação Primeiro de Mangueira

A primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro foi marcada por quatro escolas de samba que apresentaram enredos com temáticas de matrizes africanas. A Unidos de Padre Miguel abriu as apresentações deste domingo, 2, com a história do primeiro terreiro de Candomblé do país. Com problemas em algumas alegorias e um samba que não contagiou o público, a UPM fez desfile moderado para tentar brigar pela sua permanência no Grupo Especial. Agora, vai depender do desempenho das demais.
A segunda a desfilar foi Imperatriz Leopoldinense, atual vice-campeã do Carnaval carioca. O carnavalesco Leandro Vieira trouxe a história de Oxalá em encontro com Xangô para poder conquistar o público. O ponto alto foi a comissão de frente, em que um dos integrantes parecia levitar em meio à fumaça. Entretanto, o bom samba não conseguiu levantar o público.
Já a Viradouro, atual campeã, mostrou apuro estético com as suas alegorias, criadas pelo carnavalesco Tarcisio Zanon. Destaque também para o casal de mestre-sala e porta-bandeira e o samba, um dos melhores da safra 2025. A Viradouro mostrou que está no páreo pelo título.
Fechando a noite, a Estação Primeiro de Mangueira trouxe um enredo sobre a influência dos povos bantos na cultura carioca. A comissão de frente mudava de coreografia quando os bailarinos se transformavam em “crias” do morro da verde-rosa, fazendo coreografias do passinho. Arrancou aplausos. Algumas alas tiveram dificuldade de leitura e as últimas fantasias foram pouco compreendidas. Os dois últimos setores da escola se repetiam sem grandes inovações. O samba, mediano para os padrões mangueirenses, foi cantado com força pela comunidade, mas não chegou a arrebatar o público.
Com isso, a disputa segue acirrada nesta segunda-feira, 3, quando mais quatro escolas desfilam na Marquês de Sapucaí. Nada está definido, tanto para o topo do ranking quanto para a possível rebaixada do Carnaval. A partir das 20h dessa noite, acompanhe um programa especial da coluna GENTE, com um esquenta ao vivo, diretamente da Sapucaí, trazendo os bastidores dos desfiles.