Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Todo animado, Mário Frias cai no papo de “cidade perdida da Amazônia”

O ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro levou a sério que existe Ratanabá, antiga cidade supostamente localizada na floresta

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jun 2022, 19h02 - Publicado em 15 jun 2022, 17h24

Uma história curiosa – e surreal – surgida nos últimos dias na internet passou a ganhar adeptos, no mínimo, igualmente curiosos. A teoria diz que Ratanabá se trata de uma suposta cidade escondida em meio à Floresta Amazônica, que teria existido há milhões de milênios. O ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro e pré-candidato a deputado federal por São Paulo Mário Frias (PL) é um dos que acreditaram na real existência de Ratanabá. Tanto que ele recebeu em seu gabinete Urandir Fernandes de Oliveira, presidente do Instituto Dakila, defensor da ideia da existência da tal cidade perdida. “Ele me apresentou um documento que resume os estudos iniciados pela associação desde 1992, ano em que Ratanabá teria sido descoberta. Vi diversas fotos de artefatos bem elaborados de metal e de cerâmica encontrados em galerias subterrâneas no Real Forte Príncipe da Beira no município de Costa Marques, em Rondônia”, contou, empolgado, no Twitter.

O Instituto Dakila é uma organização sem vínculo com universidades ou órgãos oficiais de pesquisas, e defende que Ratanabá teria sido a capital do mundo há 450 milhões de anos. A existência de Ratanabá virou piada, porque nessa época a Terra vivia o período ordoviciano, ou seja, começava a abrigar os primeiros vertebrados. Mesmo depois das críticas, ele manteve o posicionamento. “Sureal? Vamos aguardar as imagens da tecnologia e depois os resultados das expedições terrestres antes de tirarmos conclusões”.Há quem atraia fakenews com muita facilidade. E não largue por nada… Os criadores de memes agradecem. 

A empresa de turismo HURB (Hotel Urbano) chegou a entrar na “brincadeira” divulgando um pacote turístico para a falsa cidade histórica. Muitos não entenderam e até reservaram o pacote (sem terem a venda concluída, obviamente).

Falso pacote turístico para a
Falso pacote turístico para a “cidade perdida” na floresta (//Reprodução)

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.