Tânia Gori sobre o que é ser bruxa em 2025: ‘quem tem livre arbítrio’
Escritora criou a Convenção de Bruxas e Magos que chega na 20ª edição, em São Paulo

A vila de Paranapiacaba, distrito de Santo André, a apenas 60 quilômetros de São Paulo, se prepara para receber a 20ª Convenção de Bruxas e Magos, evento criado pela escritora – e bruxa – Tânia Gori, 54. Neste ano, a Convenção homenageia as mitologias e lendas do Brasil, resgatando a magia e a ancestralidade do folclore, com o tema “Bruxaria e Mitologia Brasileira”. Diferentemente da Wicca nos Estados Unidos, Tânia desenvolveu o que chama de “bruxaria natural”, uma filosofia de vida que não teria a ver com religião. A “bruxa” falou com a coluna GENTE sobre o que representa esse título e o preconceito enfrentado.
“Ser bruxa não é ter uma verruga no nariz, não é voar de vassoura, não é comer criancinha. A bruxa sempre foi revolucionária, sempre foi aquela que tinha o conhecimento, aquela que conseguia, por exemplo, manusear ervas e cristais para cura. Ser uma bruxa, e na Idade Média era muito forte, é um ser político e social, uma pessoa que pensa, que questiona, que tem um livre arbítrio de ser e fazer o que deseja. Lógico que, em pleno 2025, ainda existe uma intolerância religiosa que não se permitiram conhecer, perceber, que principalmente as mulheres, têm dentro de si um conhecimento grande de harmonização, equilíbrio, resgate desse feminino. Até 1951, na antiga União Soviética, podia-se acusar uma pessoa de bruxaria. Esse renascimento da bruxaria é algo novo. A bruxa é aquela que busca trazer uma qualidade de vida para as pessoas que estão ao redor. A bruxaria é uma filosofia de vida, e você acrescenta o conhecimento na sua religião, no seu dia a dia, na sua profissão”.
A convenção espera um público de mais de 40 mil pessoas trajadas de fadas, duendes, gnomos, bruxas, magos e feiticeiras. O evento conta com atividades de entrada livre e outras com acesso mediante a compra do By Pass, com valores que começam a partir de 85 reais por dia. Além das celebrações, a convenção oferece palestras, danças, rituais e apresentações de personalidades do universo esotérico e místico. De 16 a 18, e de 24 a 25 de maio.
