Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Sucesso na voz de Xande de Pilares é alvo da Justiça: letra ‘islamofóbica’

Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI) alega que ‘Me Abraça’ define seguidores do Islã como “terroristas”  

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h05 - Publicado em 22 fev 2024, 19h03

O Ministério Público do Estado de São Paulo acatou pedido da Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI), determinando que Xande de Pilares e Ferrugem, além dos compositores da música Me abraça, adequem a obra no prazo de 30 dias, sob pena de multa de 10 mil reais. A associação ainda pede uma indenização de 30 mil reais por danos morais coletivos, sob alegação de que a obra contém conotação preconceituosa e sugere que todos os seguidores do Islã seriam terroristas. Diz trecho da letra de autoria de Claudemir JúniorPeu Cavalcante e Rodrigo Leite: “Pra que bombardeio, pra que engatilhar/ Aqui não é Irã, ou Islã, Bagdá/ Foi só um mau tempo que ainda dá tempo/ Desarma essa bomba em nome de Alá”.

Segundo informação do site Quem, a comunidade islâmica ressalta que “busca apenas a adequação da música e não sua suspensão, em respeito à liberdade artística, visto que essa possui um trecho que viola os direitos da comunidade muçulmana no Brasil, ao associar a religião islâmica ao terrorismo. Como se depreende da transcrição acima, evidente que as palavras utilizadas na quarta estrofe acabam transmitindo aos ouvintes a ideia de que todos os seguidores do Islã são terroristas e assassinos quando compara o desarme de bomba a Alá, dando a falsa concepção de que a religião propaga a violência e atos terroristas”, argumenta outro trecho da ação”. A música foi tirada do ar no YouTube há três meses e ainda aguarda a retirada do Spotify.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.