Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Rosa Magalhães, a mais vitoriosa carnavalesca, morre aos 77 anos no Rio

Artista colecionou sete títulos em mais de cinquenta anos de carreira

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 jul 2024, 09h05

Carnavalesca com mais vitórias na era Sambódromo, Rosa Magalhães morreu na noite desta quinta-feira, 25, aos 77 anos, vítima de um infarto. Rosa colecionou sete títulos ao longo de mais de 50 anos de Carnaval.

Começou a carreira como assistente, em 1970, no Salgueiro. No ano seguinte, a escola foi campeã. Em 1982, se tornou campeã pela primeira vez como carnavalesca, no Império Serrano. Ao lado de Lícia Lacerda, fez o inesquecível Bum bum paticumbum prugurundum. “Aquele desfile foi de uma pobreza franciscana, ganhamos mesmo assim. As pessoas passavam mal e tanto calor, desfilamos com sol de rachar, eu mesmo ia para a beira da pista jogar agua nos foliões para não desidratarem”, contou Rosa em depoimento para o filme Rosa, a narradora de outros Brasis (2023), sore sua vida e processo artístico.

Em 1987, também ao lado de Lícia, sacudiu a Sapucaí com Ti-ti-ti do sapoti, levando Estácio de Sá ao inédito quarto lugar. Cinco anos depois, Rosa passou a assinar sozinha o carnaval da Imperatriz Leopoldinense, escola com a qual faria história – conquistou cinco títulos (1994, 1995, 1999, 2000 e 2001). Foi a primeira a ser tricampeã na Avenida. Seu último título foi em 2013, na Vila Isabel. Em 2023, Rosa foi carnavalesca no Paraíso do Tuiuti, conquistando o oitavo lugar. Além do Carnaval, venceu um prêmio Emmy na categoria figurino pelo trabalho na abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Em 2016, foi responsável pela cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio.

2024 foi a primeira vez em décadas que Rosa não assinou nenhum desfile na Sapucaí. O filme Rosa, a narradora de outros Brasis será exibido no domingo, 4, dentro da mostra competitiva do Festival Internacional de Paraty.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.