Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Quem são os ‘nepo babies’ das eleições de outubro

Famoso termo no meio artístico, a prática do nepotismo entre jovem também ocupa a política

Por Nara Boechat, Mafê Firpo 31 ago 2024, 10h00

Recentemente, o termo nepo baby se popularizou na indústria do entretenimento, fazendo referência aos famosos que abrem caminhos para os filhos na música, televisão e cinema. No entanto, a expressão não fica restrita ao meio artístico. As eleições municipais de 2024 também têm chamado a atenção pelo grande número de candidatos nepo babies.

Embora o poder não seja hereditário, a presença de personagens políticos traz uma certa influência para perpetuar a candidatura dessas novas figuras. A lista já envolve nomes conhecidos, como Jair Renan Bolsonaro (PL), o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se tornou um cabo eleitoral para muitos postulantes à prefeitura e à câmara dos vereadores. É o caso, também, de Andrézinho Ceciliano (PT), que disputa uma posição na Prefeitura de Paracambi, Rio de Janeiro, onde seu pai, André Ceciliano, já foi prefeito. A coluna GENTE fez um levantamento de alguns nomes de nepo babies em diferentes regiões do Brasil. Confira:

RIO DE JANEIRO

Andrezinho Ceciliano: Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Paracambi, André Ceciliano, Andrezinho agora está concorrendo ao cargo que foi do pai por quatro vezes consecutivas.

Carlos Bolsonaro (PL): O  filho 02 do ex-presidente vai tentar a reeleição como vereador no Rio pelo sexto mandato seguido. Ele se elegeu pela primeira vez como vereador em 2000, aos 17 anos. Carlos também foi o coordenador da campanha do pai nas eleições para presidente, em 2018.

SÃO PAULO

Continua após a publicidade

Lúcia França (PSB): Mulher do ministro Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) concorre como vice-prefeita de Tabata Amaral (PSB) na capital de São Paulo (SP).

Mario Covas Neto (PSDB): É filho do ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital Mario Covas Filho (1930-2001). Ele é candidato a vereador, e, na urna, será chamado apenas de “Mario Covas”.

RIO GRANDE DO SUL

Juliana Brizola (PDT):  Neta de Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, se candidata pela segunda vez à prefeitura de Porto Alegre.

Continua após a publicidade

SANTA CATARINA

Renan Bolsonaro (PL) – Filho 04 do ex-presidente Bolsonaro, fruto do casamento com Cristina Bolsonaro, Jairzinho estreia na política ao se candidatar a vereador de Balneário Camboriú (SC), para onde se mudou no ano passado. Ele se filiou ao PL (Partido Liberal) em março ao lado do governador Jorginho Mello.

ALAGOAS

Caio Bebeto (PL): Presidente do PL Jovem em Alagoas, ele segue a linha de seu pai, o Cabo Bebeto, e se agarra ao bolsonarismo e às discussões da extrema-direita, como pode ser visto em vídeos publicados com Jair Bolsonaro e Nikolas Ferreira. Apesar do apoio do patriarca, vencer a eleição não será fácil, já que o partido tem uma grande base de vereadores com mandato. 

Continua após a publicidade

Silvio Camelo Filho (PV): Filho de Silvio Camelo (PV), líder do governo na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL).

Olívia Tenoro (PMN): Vereadora em Maceió, Olívia é filha do também vereador Francisco Tenório (PP).

Gaby Ronalsa (PV): Na capital alagoana, a escolhida para compor a chapa de Rafael Brito à prefeitura foi Gaby Ronalsa. Vereadora mais votada nas últimas eleições, ela é irmã do deputado Dudu Ronalsa e vai indicar o primo, Milton Ronalsa para ocupar seu lugar na Câmara.

Flávia Cavalcante: Ex-mulher do vereador por Maceió Kelmann Vieira. Eles mantêm, entretanto, a aliança política.

Continua após a publicidade

Gabi Gonçalves (PP): Filho de Gilberto Gonçalves (PP), prefeito da cidade de Rio Largo.

Joãozinho Pereira: concorre à Prefeitura de Junqueiro. Irmão de Fernanda Pereira, deputado estadual, e da ex-vice-prefeita de Maceió, Jó Pereira. Rivais políticos dos Pereira, os Silva disputam a reeleição no município de Junqueiro com o atual titular do executivo, Leandro Silva, irmão do deputado André Silva. A deputada Fátima Canuto é mãe e principal fiadora para o sucesso político do filho, Renato, prefeito do Pilar, na região metropolitana de Maceió.

MATO GROSSO

Rafaela Fávaro (PSD): Filha do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), a jornalista será vice na chapa do deputado estadual Lúcio Cabral (PT) para a prefeitura de Cuiabá.

Continua após a publicidade

PARÁ

Tatiane Coelho (PL): Casada com o deputado estadual Rogério Barra (PL-PA), a médica é nora do deputado federal Éder Mauro (PL), com quem formou chapa e será candidata a vice-prefeita de Belém.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.