Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Quem são os ‘nepo babies’ das eleições de outubro

Famoso termo no meio artístico, a prática do nepotismo entre jovem também ocupa a política

Por Nara Boechat, Mafê Firpo 31 ago 2024, 10h00

Recentemente, o termo nepo baby se popularizou na indústria do entretenimento, fazendo referência aos famosos que abrem caminhos para os filhos na música, televisão e cinema. No entanto, a expressão não fica restrita ao meio artístico. As eleições municipais de 2024 também têm chamado a atenção pelo grande número de candidatos nepo babies.

Embora o poder não seja hereditário, a presença de personagens políticos traz uma certa influência para perpetuar a candidatura dessas novas figuras. A lista já envolve nomes conhecidos, como Jair Renan Bolsonaro (PL), o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se tornou um cabo eleitoral para muitos postulantes à prefeitura e à câmara dos vereadores. É o caso, também, de Andrézinho Ceciliano (PT), que disputa uma posição na Prefeitura de Paracambi, Rio de Janeiro, onde seu pai, André Ceciliano, já foi prefeito. A coluna GENTE fez um levantamento de alguns nomes de nepo babies em diferentes regiões do Brasil. Confira:

RIO DE JANEIRO

Andrezinho Ceciliano: Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Paracambi, André Ceciliano, Andrezinho agora está concorrendo ao cargo que foi do pai por quatro vezes consecutivas.

Carlos Bolsonaro (PL): O  filho 02 do ex-presidente vai tentar a reeleição como vereador no Rio pelo sexto mandato seguido. Ele se elegeu pela primeira vez como vereador em 2000, aos 17 anos. Carlos também foi o coordenador da campanha do pai nas eleições para presidente, em 2018.

Continua após a publicidade

SÃO PAULO

Lúcia França (PSB): Mulher do ministro Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) concorre como vice-prefeita de Tabata Amaral (PSB) na capital de São Paulo (SP).

Mario Covas Neto (PSDB): É filho do ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital Mario Covas Filho (1930-2001). Ele é candidato a vereador, e, na urna, será chamado apenas de “Mario Covas”.

RIO GRANDE DO SUL

Continua após a publicidade

Juliana Brizola (PDT):  Neta de Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, se candidata pela segunda vez à prefeitura de Porto Alegre.

SANTA CATARINA

Renan Bolsonaro (PL) – Filho 04 do ex-presidente Bolsonaro, fruto do casamento com Cristina Bolsonaro, Jairzinho estreia na política ao se candidatar a vereador de Balneário Camboriú (SC), para onde se mudou no ano passado. Ele se filiou ao PL (Partido Liberal) em março ao lado do governador Jorginho Mello.

ALAGOAS

Continua após a publicidade

Caio Bebeto (PL): Presidente do PL Jovem em Alagoas, ele segue a linha de seu pai, o Cabo Bebeto, e se agarra ao bolsonarismo e às discussões da extrema-direita, como pode ser visto em vídeos publicados com Jair Bolsonaro e Nikolas Ferreira. Apesar do apoio do patriarca, vencer a eleição não será fácil, já que o partido tem uma grande base de vereadores com mandato. 

Silvio Camelo Filho (PV): Filho de Silvio Camelo (PV), líder do governo na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL).

Olívia Tenoro (PMN): Vereadora em Maceió, Olívia é filha do também vereador Francisco Tenório (PP).

Gaby Ronalsa (PV): Na capital alagoana, a escolhida para compor a chapa de Rafael Brito à prefeitura foi Gaby Ronalsa. Vereadora mais votada nas últimas eleições, ela é irmã do deputado Dudu Ronalsa e vai indicar o primo, Milton Ronalsa para ocupar seu lugar na Câmara.

Continua após a publicidade

Flávia Cavalcante: Ex-mulher do vereador por Maceió Kelmann Vieira. Eles mantêm, entretanto, a aliança política.

Gabi Gonçalves (PP): Filho de Gilberto Gonçalves (PP), prefeito da cidade de Rio Largo.

Joãozinho Pereira: concorre à Prefeitura de Junqueiro. Irmão de Fernanda Pereira, deputado estadual, e da ex-vice-prefeita de Maceió, Jó Pereira. Rivais políticos dos Pereira, os Silva disputam a reeleição no município de Junqueiro com o atual titular do executivo, Leandro Silva, irmão do deputado André Silva. A deputada Fátima Canuto é mãe e principal fiadora para o sucesso político do filho, Renato, prefeito do Pilar, na região metropolitana de Maceió.

MATO GROSSO

Continua após a publicidade

Rafaela Fávaro (PSD): Filha do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), a jornalista será vice na chapa do deputado estadual Lúcio Cabral (PT) para a prefeitura de Cuiabá.

PARÁ

Tatiane Coelho (PL): Casada com o deputado estadual Rogério Barra (PL-PA), a médica é nora do deputado federal Éder Mauro (PL), com quem formou chapa e será candidata a vice-prefeita de Belém.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.