PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Prestes a ser julgada, Flordelis ganha documentário explosivo no Globoplay

Ex-deputada é acusada de ser mandante do assassinato do marido

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 out 2022, 20h00

“Haja o que houver, meu marido lançou um lema: ‘sofra eu, mas não sofra a obra’. A obra não pode sofrer. A obra não vai parar. Nada vai deter minha igreja”. A declaração foi feita pela então deputada federal Flordelis durante o velório do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinado aos 42 anos em junho de 2019, com quem era casada desde 1994. O discurso de Flordelis encerra o primeiro episódio da série Flordelis: Questiona ou Adora, produzido pela Boutique Filmes, que chega no dia 4 no Globoplay.

Prestes a ser julgada no próximo dia 7 de novembro, ela é acusada de ser a mandante do crime que tirou a vida de seu marido. Responde por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada. Também vão a júri popular os filhos Marzy Teixeira da Silva, André Luiz de Oliveira e Simone dos Santos Rodrigues e a neta Rayane dos Santos Oliveira. Por anos, Flordelis foi reverenciada por programas televisivos e artistas como benfeitora dos mais necessitados – não só abrigava em sua casa, como adotava crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Chegou a 55 filhos – sendo três biológicos do primeiro casamento. Fez disso sua bandeira. Mas foi na igreja evangélica que conseguiu visibilidade que a levaria ao Congresso Nacional.

Logo nas primeiras cenas, a pastora-deputada surge sorridente sendo entrevistada por Cissa Guimarães, no programa de Fernanda Lima e no de Ana Maria Braga. Ela circulava diante das câmeras com a mesma desenvoltura que pregava nos cultos evangélicos. Quando a notícia do bárbaro crime chega à imprensa, vários políticos lhe dão apoio – Flávio e Eduardo Bolsonaro, Joice Hasselmann, Flávia Arruda, o então governador do Rio Wilson Witzel, assim como o pastor Silas Malafaia. Rodrigo Maia, Jandira Feghali e Maria do Rosário também se solidarizam.

Com roteiro e direção de Mariana Jaspe e produção de Gustavo Mello, a série de seis episódios será disponibilizada aos assinantes do streaming – sendo dois episódios por semana. O primeiro deles narra a vida da então deputada momentos antes do assassinato, além de fazer um levantamento da origem do seu marido. Cenas caseiras, muitas delas registros de redes sociais, ajudam a dar a tônica de “família feliz”. O que mais chama a atenção é como Flordelis conseguiu atrair a mídia e lideranças políticas para sua figura – carismática e mascarada pela benfeitoria.

Segundo Mariana, para além do mergulho na investigação do assassinato de Anderson Carmo, a série trata dos meandros dessa família. “Como tudo isso começou? Como essa família se formou? De onde essas pessoas vêm? São perguntas que tentamos responder ao longo dos episódios”, diz a diretora. “Nosso desafio foi montar esse quebra-cabeça de maneira humana e respeitosa,”, continua Gustavo. A pesquisa para a obra foi realizada em parceria com O Globo. Carolina Heringer foi uma das profissionais envolvidas, em parceria com Thiago Prado. “Busquei, desde a época do crime, fazer uma apuração desse caso paralela à da polícia, para entender os meandros da família”, diz Carolina.

Flordelis: Questiona ou Adora é mais uma produção que tenta saciar o feroz consumo de true crime, gênero de não-ficção que passou a dominar podcasts e produtos audiovisuais, onde se examina um crime e detalha as ações de pessoas reais. Enquanto a Justiça ainda decide o que fazer com Flordelis, o telespectador revisita seu passado e vasculha seus rastros. “A obra não vai parar”. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.