Preso, Marcinho VP lança livro com celebridades no Complexo do Alemão
Adriano Imperador, Poze do Rodo e Oruam são confirmados em lançamento de ‘A cor da lei’, no Rio

Marcio Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, foi condenado a 36 anos de prisão em regime fechado por matar e esquartejar traficantes de facções criminosas rivais, além de tráfico de drogas e outros homicídios, e segue preso cumprindo pena desde 1996. Ainda assim, à distância, lança neste sábado, 12, o novo livro, A Cor da Lei (ed. Kotter), um romance de 500 páginas, sobre seu processo de reconstrução na prisão, abordando sua visão sobre justiça, racismo estrutural e a cultura das periferias cariocas. O lançamento na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, em Ramos, zona norte do Rio, deve contar com o ex-jogador Adriano Imperador, Poze do Rodo, e Oruam, que será o porta-voz do pai na ocasião. Oruam, aliás, é o autor do prefácio.
“Quando soube que eu seria o escritor do prefácio desse livro tão importante para o meu pai, fiquei emocionado. Não cresci com meu pai ao meu lado, mas ele sempre foi o meu herói, mesmo quando continuavam o apontando erroneamente como traficante. Eu via o homem que ele estava se tornando sozinho dentro de uma cela de 6 metros quadrados, via as músicas que ele compunha, lia todos os livros, e vejo como ele estuda. Fazer parte escrevendo o prefácio de um dos livros mais importantes da trajetória dele como autor do prefácio foi uma honra”.
Através de sua assessoria de imprensa, em nota, Marcinho VP comenta a motivação para o momento. “Escolhi o Complexo do Alemão porque foi lá onde vivi grande parte da minha vida antes do cárcere. Quero mostrar para a criançada que o crime não compensa e que a mudança é possível. O recomeço existe”. O autor diz que vai doar 100% da renda da publicação ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA-RJ). Este é seu quarto livro lançado. Segundo a defesa, a previsão para a soltura de Marcinho VP está fixada para outubro de 2026.