Os elogios da imprensa internacional à atuação de Fernanda Torres
Atriz é destaque no filme 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles
Fernanda Torres, 58 anos, está sendo apontada pela imprensa internacional como uma das favoritas ao Oscar 2025 de melhor atriz pelo filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. A atuação da atriz, que interpretou Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva, já havia chamado atenção durante o Festival de Veneza, onde ela e a produção foram ovacionadas por dez minutos.
“A atuação de Fernanda Torres a coloca entre as fortes concorrentes ao prêmio de melhor atriz”, escreveu o site Deadline, especializado na cobertura das produções de Hollywood.
A Variety a incluiu entre as top 10, ao lado de Angelina Jolie, elogiada por Maria. Já o jornal inglês The Guardian chamou a atuação da brasileira de “maravilhosa e com camadas”.
O site IndieWire destacou que a atuação de Fernanda é “tão espetacular quanto a sua filmografia sugere”, lembrando da performance no filme Terra Estrangeira, também dirigido por Salles, e da Palma de Ouro de Melhor Atriz com Eu Sei que Vou Te Amar, em 1986.
O nome do longa que será indicado pelo governo brasileiro ao Oscar ainda não foi anunciado. A divulgação será no dia 23 de setembro.
Cabe lembrar que há 25 anos, em 1999, a mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, foi indicada ao prêmio de melhor atriz pela sua atuação em Central do Brasil, também de Walter Salles. Na ocasião, a atriz Gwyneth Paltrow levou a estatueta por sua interpretação em Shakespeare Apaixonado.