Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Os dados de uma pesquisa sobre políticos no TikTok que anima a direita

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF) analisaram perfil de 300 políticos

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2022, 18h20 - Publicado em 15 jul 2022, 16h15

Como políticos de direita e de esquerda utilizam o TikTok? Eles assumem comportamentos distintos na plataforma? Essas são algumas das questões que o DDoS Lab, Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), da Universidade Federal Fluminense (UFF), tenta responder. O estudo mapeou, entre outubro de 2018 e março de 2022, políticos brasileiros com conta no TikTok. Chegou-se a 300 políticos, dos quais 265 (88,3%) mantêm contas ativas. Esses 265 políticos foram responsáveis pela publicação de 23.139 vídeos no total.

O Relatório “TikTok e Polarização Política no Brasil” é de autoria de Viktor Chagas e Luiza de Mello Stefano, pesquisadores do coLAB. A pesquisa mostra que o partido com maior número de políticos com contas no TikTok é o Partido dos Trabalhadores (N = 47, equivalente a 16,3% da amostra). Em seguida, vêm o União Brasil (N = 28, 10,8%) e o Partido Liberal (N = 27, 9,4%). Se levados em consideração somente os deputados federais, o PT possui 26 políticos com contas no TikTok, o que representa 47,2% de sua bancada. Já o União Brasil possui 24 políticos com contas ativas, o que totaliza 44,4% de sua bancada. PL e PSB possuem 13 deputados federais com contas ativas na plataforma cada um, o que representa, respectivamente, 16,7% e 56,5% de suas bancadas.

Confira cinco resultados alcançados pelo estudo:

  1. Os políticos de direita fazem uso mais frequente de uma linguagem apolítica e repleta de referências ao universo do entretenimento e do humor, incluindo as próprias trends da plataforma;
  2. Há quase duas vezes mais políticos de direita no TikTok em relação ao número de políticos de esquerda;
  3. Políticos de esquerda tendem a ter um número inferior de seguidores e baixos índices de engajamento, se comparados aos políticos de direita;
  4. Políticos de esquerda tendem a receber menos visualizações nos conteúdos publicados;
  5. Tiririca é líder absoluto em diferentes métricas de engajamento da plataforma. Seu perfil, porém, não apresenta nenhuma referência à sua atuação como deputado federal e se concentra na trajetória enquanto humorista.
Um dos gráficos da pesquisa
Um dos gráficos da pesquisa – (Divulgação/Reprodução)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.