
Ao contrário do que imaginava anos atrás, atualmente, há vida fora da TV Globo. Estar fora da emissora já não é algo negativo na carreira de um ator no país. Muitos nomes foram afetados pelas mudanças de contratos – agora por obra, e conseguem se aventurar em produções do streaming e do cinema. A coluna GENTE selecionou cinco deles, que têm estrelado projetos de sucesso.
- Quase dez anos depois de atuar em sua última novela, Velho Chico (2016), Camila Pitanga voltou aos holofotes como a vilã Lola Fernandes, de Beleza Fatal, da Max. A atriz deixou a emissora em 2021, após mais de 20 anos de contrato, mas com o hit de Lola acertou o seu retorno na próxima novela das sete, Dona de Mim.
- Desde que encerrou seu contrato fixo com a Globo em 2022, Juliana Paes tem explorado novos horizontes no audiovisual. A atriz protagonizou as séries Vidas Bandidas (Disney+) e Pedaço de Mim (Netflix), que ganhou destaque internacional ficando no ranking de mais assistida em diversos países. Seu último papel em novelas foi no remake de Renascer (2024), onde interpretou Jacutinga na primeira fase da trama. Apesar do convite para retornar na reta final do folhetim, Juliana optou por não reviver a personagem, já que estava com a agenda cheia.
- No cinema, além do sucesso indiscutível de Fernanda Torres, Selton Mello protagonizou Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filma Internacional, além de O Auto da Compadecida 2 e o novo longa da franquia Anaconda, ao lado de Paul Rudd e Jack Black. A última foi Nos Tempos do Imperador (2021).
- Marco Pigossi, morando em Los Angeles, saiu da Globo em 2018, depois de 12 anos seguidos de novelas. O ator estrela Maré Alta, dirigido pelo marido, o cineasta italiano Marco Calvani.
- Grazi Massafera encerrou seu contrato com a Globo em novembro de 2021. A última novela que participou foi Travessia, em 2022. Atualmente, está envolvida com as gravações do remake de Dona Beja, na Max, e recentemente protagonizou o longa Uma Família Feliz, de 2022.