‘Oposto de pobreza é dignidade’, define Aline Midlej em novo livro
Apresentadora lança 'De Marte à favela: como a exploração espacial inspirou um dos maiores projetos de combate à pobreza do Brasil', com Edu Lyra

Aline Midlej lançou nesta semana o livro De Marte à favela: como a exploração espacial inspirou um dos maiores projetos de combate à pobreza do Brasil (ed. Planeta). Inspirado no projeto Favela 3D (Digital, Desenvolvida e Digna), do coautor Edu Lyra, a apresentadora percorreu quatro comunidades pelo Brasil mostrando que a pobreza e a desigualdade social estão mais perto de nós do que imaginamos. “Fazendo esse livro, entendi o oposto de pobreza não é riqueza, o oposto de pobreza é dignidade. Há também um olhar muito distorcido, que é a gente perceber que nós, dentro do nosso privilégio social, achamos que ‘vou dar comida, vou dar uma cesta base’ e tem que estar tudo certo. Não está tudo certo, porque essas pessoas são pessoas como a gente”, disse à coluna GENTE.
O projeto de Edu Lyra é da organização não-governamental (ONG) Gerando Falvões, com o objetivo de “promover uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida de seus moradores”, investindo em moradia digna, geração de renda e desenvolvimento social. Embora o programa seja financiado por empresários, Aline diz que nem sempre os patrocinadores almejam transformação na sociedade.
“Perguntei para ele assim: ‘o senhor doa tantos bilhões há tantos anos para essa organização social, por que quer que um dia os netos da sua empregada doméstica estudem na mesma escola dos seus netos? Você quer que a sua empregada doméstica possa comprar algo próximo do que o senhor compra, frequentando o mesmo shopping, frequentando o mesmo avião que o senhor… Ou o senhor doa seu dinheiro só para aliviar sua consciência?'”, recorda ela. No fim do projeto, ela viu que há sim uma vontade de mudar a realidade.