O que significa mensagem de Messi nas redes sociais voltada para São Paulo
Mais de 60 milhões dos fãs no Instagram do jogador são brasileiros

Uma postagem de Lionel Messi nos stories do Instagram chamou a atenção do público na noite desta terça-feira, 29: “São Paulo, a Magia já começou”. A publicação tem a ver com a chegada da exposição imersiva sobre a vida e a carreira do jogador, que estreou pela primeira vez no Brasil neste último sábado, 26, e vai durar pelos próximos quatro meses, até agosto. A The Messi Experience – A Dream Come True está localizada no Shopping Eldorado, zona sul de São Paulo, e os ingressos estão disponíveis para compra no site da Eventim, com valores a partir de 50 reais.
A vinda do evento relacionado a Messi ao Brasil é estratégica e tem a ver com o plano de expansão e crescimento da marca pelo mercado latino; a exposição já passou por Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santo Domingo e San Juan. No Brasil, a produtora local é a Dançar Marketing. Além disso, dados do site Sportico, especializado em negócios do esporte, mostra que os brasileiros representam 12% dos seguidores de Messi no Instagram (de um total de 505 milhões de seguidores), ficando na frente até mesmo da Argentina, seu país de origem, e Estados Unidos, onde joga atualmente, no Inter Miami. Esse total representa pouco mais de 60 milhões de fãs nas redes sociais.
“Na The Messi Experience, o público poderá conhecer de maneira imersiva e interativa a história do menino que saiu de uma cidade pequena e se tornou uma das maiores personalidades de todos os tempos por sua dedicação, resiliência e valores, além da técnica, claro. É uma experiência inigualável e indispensável para todas as idades. Nela, os visitantes são convidados a fazer parte da história de Leo Messi, contada por ele mesmo com toda a emoção e detalhes”, destaca Pedro Bianco, presidente da Dançar Marketing.
Disponível durante todos os dias da semana – de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 11h às 20h – a jornada imersiva terá duração de cerca de 75 minutos e contará com projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias de ponta para que os fãs possam treinar como Messi ou interagir com ele por meio de recursos avançados, passando desde a infância do craque na Argentina, em Rosário, à conquista da Copa do Mundo com a seleção em 2022, entre outros momentos marcantes.
No início, por exemplo, é possível criar um perfil próprio no web-app da exposição, que fornecerá uma jornada completa, desde tirar uma foto personalizada com Messi aos jogos da zona interativa, onde há a possibilidade de treinar passe com bolas de futebol e acumular pontos para entrar na seleção do Messi, em outra zona da exposição. As bolas de ouro, prêmio dado ao melhor jogador da temporada, também estarão disponíveis no percurso. Terão, também, jogos de futebol imersivos, com possibilidades para os visitantes aprimorarem os chutes, demonstrarem conhecimento sobre o craque enquanto dominam a bola e aprenderem a se mover ocupando espaços, tal como Messi fazia no Barcelona de Pep Guardiola.
A exposição contou com a participação do próprio Messi em sua concepção. Sobre o lançamento da The Messi Experience World Tour, o atleta destacou: “Estou muito feliz por fazer parte desse projeto que permite que os fãs se aproximem de mim tanto dentro como fora de campo. Ao longo da minha carreira, sempre procurei inspirar e me conectar com as pessoas através da paixão pelo futebol. Esta experiência dará a oportunidade única de reviver os momentos mais inesquecíveis e sentir as emoções que marcaram a minha trajetória”.