PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

O que pensa o novo imortal da ABL, Edgard Telles Ribeiro

Escritor e diplomata aposentado vai ocupar a cadeira deixada por Antonio Cícero, que morreu em outubro

Por Nara Boechat Atualizado em 11 dez 2024, 20h05 - Publicado em 11 dez 2024, 19h24

O escritor, cineasta e diplomata aposentado Edgard Telles Ribeiro, 80 anos, foi eleito para a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras, deixada por Antonio Cícero, compositor e poeta brasileiro que morreu em outubro, aos 79 anos. Semanas antes da eleição, o novo imortal da ABL conversou com a coluna GENTE sobre as expectativas para a vaga e disse que se sentia em sintonia com os projetos recentes da academia, no sentido de “valorizar e aprofundar abordagens cada vez mais diversas e inclusivas no âmbito de uma agenda cultural que espelhe os desafios existentes em um país como o Brasil”.

Ainda na conversa, o romancista opinou sobre a pesquisa divulgada recentemente que apontou a diminuição da leitura no país. “Só posso imaginar que a ABL esteja pronta e habilitada a participar, dentro de suas áreas de competência, desse mutirão do qual idealmente deveriam igualmente fazer parte todos os setores pensantes deste país, no âmbito público quanto privado”, comentou o escritor, que já publicou mais de 15 livros.

Diplomata aposentado, Edgard foi embaixador brasileiro na Nova Zelândia, nos Estados Unidos, no Equador e na Guatemala. Ele contou à coluna que, ao longo dos 48 anos dedicados ao Itamaraty, trabalhou na área cultural e publicou uma tese acadêmica, na qual explica que “onde a política, o comércio e a economia por vezes falham, a cultura sempre prevalece”.

Além de Edgard Telles Ribeiro, disputaram a vaga Lucas Pereira da Silva, Tom Farias, José Efigênio Eloi Moura, Eduardo Luiz Baccarin-Costa, Ruy da Penha Lôbo, João Calazans Filho, Martinho Ramalho de Melo, Alda Nilma de Miranda, Chislene de Carvalho, J. M. Monteirás, Remilson Soares Candeia e Antônio Porfírio de Matos Neto.

Após a escolha, o presidente da Academia, Merval Pereira, destacou o trabalho do novo membro da ABL, incluindo a carreira de diplomata. “Ele foi finalista do prêmio Jabuti com seu novo romance. Edgard foi eleito por ser um romancista, e não um diplomata, mas como diplomata também trabalhou na área cultural, inclusive com Gilberto Gil ministro da cultura. Então, ele tem mais essa vantagem para a Academia, a experiência com a cultura vai nos ajudar muito”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.