PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

O que é a síndrome de fim de ano ou ‘dezembrite’, típica dessa época

A psicanalista Andréa Ladislau explica os sintomas; entenda

Por Nara Boechat 14 dez 2024, 10h00

As luzes de Natal de dezembro sempre vêm acompanhadas não só de Papai Noel e panetone, mas também das retrospectivas do ano, avaliação de metas estabelecidas para o ano e aquela sensação de que depois do dia 31 tudo vai acabar. O problema é que, com esta checagem, podem surgir cobranças e decepções por não ter cumprido o que foi determinado. Pois saiba que esse desconforto emocional tem nome: síndrome de fim de ano ou “dezembrite”. De acordo com a psicanalista Andréa Ladislau, por ser uma época turbulenta, com confraternizações e corrida para garantir presentes de Natal combinadas com o trabalho, os níveis de ansiedade, estresse e tristeza podem se agravar neste período.

“Em um mês onde, naturalmente, já existe uma cobrança velada de que precisamos ser felizes a todo momento, sorrir sempre, estar de bem com a vida com todos, saboreando o espírito natalino sem direito a demonstrar tristeza, ressentimentos ou dor, certamente, a tendência a depressão virá com força maior, metendo o pé na porta e escancarando o desconforto emocional”, analisa Ladislau, indicando que tudo pode voltar ao normal em janeiro ou não. “Se for diagnosticada e tratada de imediato, do contrário, poderá causar adoecimento psíquico para os próximos 365 dias”.

Mas nem tudo está perdido. Para entrar com o pé direito no ano novo, a psicanalista recomenda cuidados. “Dê menos importância para falas inconvenientes em ambientes familiares; não finja grande felicidade só para agradar as pessoas; tenha coragem de dizer não, quando for necessário; culpabilize-se menos quando não se der conta de oferecer presença; mantenha sua rotina de terapia, mesmo que diminua a frequência; não saia da linha com sua organização, planejamento e esquema de alimentação, de sono e de exercícios físicos antes das festas principais”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.