Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

O motivo da voz de Gal Costa ser única na MPB

Especialistas explicam a singularidade da artista, que faleceu nesta quarta-feira, aos 77 anos

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 nov 2022, 07h02

A voz potente de Gal Costa marcou a Música Popular Brasileira e o movimento da Tropicália. A cantora, que morreu nesta quarta-feira, 9, aos 77 anos, vítima de um infarto, é referência ao lado de grandes nomes, como o de Gilberto Gil e Caetano Veloso. O crítico musical e professor na PUC-Rio Arthur Dapieve  assim explica a importância da artista e sua singularidade: “A voz da Gal foi única na MPB porque ela cantava de uma maneira que parecia nem respirar, com uma habilidade incrível. Não se percebe onde ela está respirando na música, é um desafio para todo cantor. Ela fazia isso com extrema leveza, fluidez e com afinação perfeita. E tinha ainda um bom gosto de repertório danado! Também havia o lado comportamental de desafiar convenções sociais, se posicionar politicamente contra a ditadura militar. O conjunto da pessoa Gal Costa é algo extraordinário”, analisa.  

Segundo o crítico musical e pesquisador Rodrigo Faour, a voz de Gal permitia um repertório eclético e variado. “Gal Costa, além da excelência vocal, foi uma intérprete eclética que conseguia passar verdade seja em canções singelas e de raiz, quanto vanguardistas e sofisticadas na mesma intensidade. Além disso, foi musa da geração do desbunde comportamental, da contracultura, de fins dos 1960 até os anos 1970, numa época de caretice e ditadura, em um Brasil ainda muito mais machista do que hoje”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.